Cultura de todas as sociedades é tirânica

por Roberto Goldkorn

Você está rezando para o deus certo?

Continua após publicidade

Uma vez ouvi esse comentário. Uma moça diante da crise de choro explícita de sua colega de trabalho (minha cliente) disse isso.

Era  uma clara alusão à relação da chorosa colega comigo – o  perigoso representante do deus errado! Obviamente a jovem que fez a pergunta acusatória rezava para o “deus certo” e estava muito segura disso.

Outra cliente vê seus 40 anos se aproximarem em alta velocidade e se desespera porque olha à sua volta e vê suas amigas, algumas bem mais novas, casadas e com seus filhos pendurados a tiracolo. Ela não se sente incluida nesse clube das mulheres “para casar” e brada aos céus: “Por que meu Deus, por que eu não?”

Nossa cultura (quando digo nossa, incluo a cultura de todas as sociedades) é tirânica quando institui padrões para serem seguidos. Se você é muito pobre deve morar em determinados bairros, curtir determinados tipos de música e se vestir de forma a refletir seu status de pobre. Mas se é rico, se espera que more no bairro certo, e obedeça ao dress code (código de vestimenta) de sua classe; seja em Dubai ou no Rio de Janeiro.

Continua após publicidade

Claro que não podemos colocar essa acusação de ditadura social apenas na conta da cultura e de seus paus mandados: a mídia, a indústria da moda, a publicidade, as religiões etc.  Há um componente espiritual nessa necessidade de pertencimento/identificação (e por conseguinte de exclusão do outro).

Na India milenar, a sociedade era dividida de forma radical em castas. Se o sujeito nascesse na casta dos Intocáveis teria de passar a vida limpando latrinas e se humilhando diante das castas superiores – sem direito à prescrição de pena, sem direito à migração por mérito para outras castas mais confortáveis. E não se podia culpar a mídia ou as traquitanas da modernidade por isso.

Romeu era de uma família inimiga da outra na qual havia nascido Julieta. Ao nascer herdou seu pertencimento e o ódio protocolar à outra família. E o amor dos dois, o que tinha a ver com isso? Shakespeare disse a Romeu: “Perdeu playboy, o sistema é neurótico”.

Continua após publicidade

Mas como já disse antes, não se pode creditar na conta da sociedade essa pegadinha perversa: nós aprendemos com a natureza e com os animais e isso se tornou “espiritual”. Vivemos muito mais tempo com nossos “professores” bichos e plantas que como civilização.

As matilhas de lobos defendem seus membros e seu território, com garras e dentes. Os chimpanzés, tão engraçadinhos, formam gangues que podem agredir e matar outros indivíduos só por não pertencerem aos seus clãs familiares.

A natureza nos ensinou direitinho que tudo é compartimentado e, ou você pertence a um compartimento ou está por sua conta, quer dizer, está ferrado.

Em muitas culturas existem até denominações (quase sempre com conotações pejorativas) para os “outros”. A isso um psicólogo/filósofo (Carl Rogers) chamou de etnocentrismo.

Não estar sob a proteção de uma determinada subcultura, não ter a carteirinha de algum poderoso clube, não “rezar para o deus certo” pode ser perigoso, e no mínimo causará a desconfortável sensação de indigência.

Porém, se olharmos com mais atenção a história da humanidade, vamos ver que é justamente isso, esse sentido gregário animal o grande responsável pela nossa miséria humana, pelo sofrimento, pelas guerras, pelo dilaceramente coletivo e pela infelicidade individual.  “O homem é o lobo do homem” como disse o filósofo inglês Thomas Hobbes, e ele estava mais certo até do que pensava.

Mas precisamos continuar a defender nosso território como lobos, ou defender nossa fé como cruzados? Precisamos dos nacionalismos quando hoje sabemos onde estamos, o tamanho do nosso planeta e sua finitude? Precisamos mesmo defender nosso deus, contra o deus dos outros? Precisamos agir como lobos ou chimpanzés, ou mais “modernamente” como os Montecchio ou Capuleto do imortal Shakespeare?

A resposta é, em quantas línguas existirem, NÃO!

O fato desse comportamento xenófobo, etnocêntrico ter sido herdado no pacote natural, não nos condena a ser seu prisioneiro, afinal somos homo sapiens ou deveriamos sê-lo.

Mas o que podemos fazer para nos libertarmos do jugo do pertencimento?

O que se pode fazer para deixar de ser membro ativo da matilha, agindo guiado pela mente grupal, contra tudo que não for “minha matilha”? 

Infelizmente a resposta não é satisfatória e nunca coletiva. O processo evolutivo passa obrigatoriamente por essa desvinculção, mas ela terá de ser individual.

Se nos rebelarmos contra a ditadura da nossa escola de samba, se nosso pensamento divergir do da atual diretoria, vamos sair e criar outra escola de samba: A Dissidente do Samba. E aí começa tudo de novo.

Só a libertação pessoal é viável. A opção por ser solteiro, ou por não ter time de futebol (talvez uma leve simpatia por dois ou três), por não se filiar nem à direita nem à esquerda (e assim poder transitar entre todas as direções) deve ser o que de mais profundamente Humano acontecerá na nossa evolução.

Quando o amor for mais importante que o antagonismo entre famílias ou religiões, quando a liberdade tiver seu real significado e não precisar de ser imposta, quando o meu deus estiver tão certo quanto o seu, aí estaremos nos aproximando da maturidade da humanidade.

Não viverei para ver esse dia, mas tudo bem há anos venho, pacientemente, fazendo o meu trabalho.