Como lidar de forma saudável com seus erros?

por Rosemeire Zago

"Tenho muita dificuldade em lidar com meus erros, apesar de já ter feito terapias. O que posso fazer nos momentos em que o sofrimento fica mais intenso?"

Continua após publicidade

Resposta: Geralmente a pessoa que tem dificuldade em lidar com os próprios erros é exigente e rígida consigo mesma, e muitas vezes com os outros.

Você já refletiu o quanto é rígida em seus comportamentos?

Como aprendeu esse comportamento?

Quem agia dessa forma com você?

Continua após publicidade

Pense sobre isso.

Quando lembrar de algum erro que cometeu, considere como pensava na época, o que te fez escolher aquele determinado caminho, ter feito aquela escolha naquele momento. Hoje você agiria de outra forma? Provavelmente. E por isso sofre?

Como lidar com os erros

Continua após publicidade

Lembre-se que na época você agiu da melhor forma que podia, de acordo com seus valores e crenças da época, e você mudou, cresceu, evoluiu. Portanto, compreenda que naquele momento você pensava diferente de hoje, e por isso, hoje provavelmente agiria de outra maneira.

Ter dificuldade em lidar com os erros pode fazer com que os negue, ainda que inconscientemente, o que só irá piorar. Exercite ser flexível.

Frase de Carl Gustav Jung: psiquiatra suíço (1875-1961)

“A verdade sai do erro.
Por isso nunca tive medo de errar,
nem dele me arrependi seriamente”

Quase sempre aprendemos e chegamos na verdade ao errarmos. É isso mesmo! Mas, quantos erros cometemos até chegarmos à verdade? Muitos!!! Isso faz parte do aprendizado de todos nós.

O que fazer quando o sofrimento for intenso? Esteja atenta as lições que estará te trazendo. Todos nós estamos em constante processo de mudança e evolução, e muitos de nós, erramos muitos para atingirmos a experiência e o aprendizado.