Perdoar não é suficiente para continuar relacionamento após traição

por Eduardo Yabusaki

"Meu namorado me traiu, mas não consigo me desapegar dele. Sinto que faço coisas que não quero; fico correndo atrás dele pedindo a sua atenção; e sinto ciúme!"

Continua após publicidade

Traição é sempre um tema complicado nos relacionamentos. Entretanto, é importante ter a capacidade de avaliar e refletir sobre o ocorrido.

É lógico que, de cara, isso é impossível. Afinal, são inúmeros sentimentos negativos como: raiva, decepção, frustração, mágoa… Todos eles avassaladores para qualquer convivência a dois.

Mas depois de um tempo, quando os ânimos esfriam e se tem a cabeça mais no lugar, é importante que se faça uma reflexão sobre o ocorrido, para que o fato não fique mal resolvido ou traga sentimento de impotência. É preciso avaliar friamente se o que aconteceu está relacionado só com a conduta do par ou se houve brechas no relacionamento que facilitaram a busca por outra pessoa, mesmo que ainda assim, injustificável para a pessoa enganada.

Esse processo pode ser importante para um aprendizado. De repente, o casal estava numa época difícil, de muitas brigas e desentendimentos, provocando um desgaste e distanciamento entre ambos; ou mesmo com reservas e dificuldades em tratar de questões importantes do relacionamento como: quando casar e assumir um compromisso; se um dos dois tem de ir trabalhar em outra cidade, como isso afetaria o relacionamento; ou insatisfações profissionais do parceiro que o outro não entende.

Continua após publicidade

Não que isso justifique ou favoreça o perdão, mas é preciso ter clareza do que motivou a traição. Isso também irá ajudar a evitar que os mesmos erros se repitam em relacionamentos futuros.

Só o perdão não basta

Quando o sentimento de amor é muito grande ou maior que tudo, acredita-se ser possível perdoar e superar o evento, entretanto, só o perdão não basta. É preciso que ambos, como já disse, avaliem tudo que aconteceu e se realmente poderão superar e retomar o relacionamento. Não se pode simplesmente perdoar, voltar e achar que está tudo bem, pois ao menor conflito ou desentendimento, a questão mal resolvida virá à tona com tudo e com força reacendendo todos os sentimentos negativos vividos.

Continua após publicidade

Por que a pessoa corre atrás de quem a traiu?

Agora essa situação em ficar indo atrás do par, pedindo atenção, sem que se estabeleça uma nova condição de relacionamento, em que ambos se disponham a reconstruir os elos de confiança e respeito, não tem o menor sentido. Isso pode sim significar que algo não vai bem com a autoestima da pessoa. Essa se expõe e se submete a condições que não são boas para ela. É preciso avaliar se esse ciúme é adequado à nova situação ou se é por não conseguir enfrentar a perda e a frustração.

Como continuar a relação?

Pode ser que a pessoa ainda ame mesmo, se for isso, e achar que vale a pena lutar pelo relacionamento, cultive coisas que sejam positivas e favoráveis a uma reaproximação saudável e construtiva, caso contrário, só vai desgastar ainda mais o relacionamento.

Avalie, reflita e lute por aquilo que realmente seja bom e importante para você, lembre-se que seu bem-estar deve estar acima de tudo. Portanto, olhe para si, para sua vida, seus objetivos e ideais. Jamais abandone-os!