Como lidar com a perda de um amor?

por Luiz Alberto Py

Vya Estelar – Como lidar com a perda de um amor?

Continua após publicidade

Luiz Alberto Py – Sofrendo o que tiver que ser sofrido. Mas vou dar oito conselhos para quem acabou de separar ou perdeu um grande amor

1. A dor passa

Pode demorar, mas passa. Não se afobe procurando substitutos para a pessoa amada. Leva tempo para se estar em condições de amar de novo.

2. Você não merece isso

Continua após publicidade

Ninguém merece, mas quase todos passamos pela situação de levar um grande fora. Afaste-se sem insistir, para não piorar a situação.

3. É preciso aceitar a realidade

Parece fácil, mas a aceitação é que nem admitir a morte. Custa muito e você terá que passar antes por estados de negação, revolta (ódio) e depressão até chegar à aceitação.

Continua após publicidade

4. Precisamos perdoar

O perdão faz bem a quem perdoa, muito mais do que a quem é perdoado. Melhora a raiva e deixa o coração mais leve.

5. Humildade é importante

Pense que muita gente passa por coisas bem piores do que perder um parceiro.

6. Preserve o amor dentro de você

Não deixe que a raiva e a tristeza escondam de você mesmo o amor vivido. Lembre-se dos bons momentos. Não permita que a separação e a perda destruam o amor que um dia sentiu pela pessoa que lhe deixou.

7. Faça a eutanásia de sua paixão

Ajude a matar a emoção que ainda existe em você. Mas preserve a lembrança e a gratidão (a Deus) pelos momentos felizes. E cultive a esperança de novos momentos com uma nova pessoa.

8. Pense sempre nos filhos

Eles devem estar em primeiro lugar. Em qualquer decisão, escolha o que for melhor para eles.

Luiz Alberto Py é psiquiatra especializado em psicanálise há 40anos. Ministra palestras e acaba de lançar seu segundo livro A Felicidade é Aqui (Rocco). Foi consultor das três primeiras edições do Big Brother Brasil e assina uma coluna dominical no jornal O Dia.