Enfrento um processo de luto e perdi o rumo. O que faço?

por Rosemeire Zago

"Faz um mês que morreu meu marido. Há seis meses fiquei desempregada para cuidar dele. Não consigo orientar minha vida. Tenho medo de ficar só à noite. Não deu para mudar de casa e tenho um filho que trabalha à noite."

Continua após publicidade

Resposta: Entendo como está se sentindo e lamento muito pelo que está passando.

O processo de luto, emocionalmente falando, em geral dura de 6 meses a dois anos para que seja elaborado, isso ocorre inconscientemente, ou seja, acontece independente de seu controle e desejo.

São muitos sentimentos a serem elaborados e isso requer tempo, paciência e fé. Portanto, é preciso dar um tempo para si mesma para que sua vida seja reestruturada.

Procure não negar o que sente, se quiser, escreva seus sentimentos, isso ajuda a desabafar e a organizar a mente.

Continua após publicidade

Seu filho que mora com você trabalha durante a noite e você escreve ter medo de ficar só à noite, diante de tal situação, procure se ocupar com algo que goste, vendo bons filmes como documentários de assuntos que a agradam, ler livros, arrumar armários, é sempre bom se ocupar e somente ir deitar quando estiver com sono. Se quiser, deixe uma luz fraca acesa, rádio ou cd tocando com músicas que gosta. E o que você acha de adotar um animalzinho de estimação?

Sobre continuar na mesma casa, é sempre positivo uma mudança, mas quando não é possível, procure mudar os móveis de lugar, colocar novos objetos, enfim, fazer uma decoração diferente usando sua criatividade, com certeza ajudará.

Aos poucos, comece a organizar as pendências, procurar emprego, cuidar de si mesma, pois provavelmente, com tudo que aconteceu, é natural que tenha se abandonado.

Continua após publicidade

Volte o foco em você, faça coisas que gosta, esteja com pessoas que gostem de você e que a faça se sentir bem e acolhida. Comece pensando sobre o que pode fazer por você.

O mais importante é estar em paz consigo mesma.