Como ser uma mãe competente em relação à disciplina dos filhos?

por Rosemeire Zago

"Tenho dificuldade em fazer com que meus dois filhos de 13 e 9 anos me obedeçam. O mais difícil tem sido a disciplina. Os dois são boca dura."

Continua após publicidade

Resposta: Não há receita em como ser mãe, pai, filha, etc.

Geralmente o fato dos filhos não obedecerem pode estar relacionado com a falta de limites. É preciso lembrar-se de como foi a educação até o momento. Muitas vezes os pais têm dificuldade em impor limites, deixando as crianças agirem do jeito que quiserem e depois não conseguem mais obter o controle nem o respeito.

As crianças também agem muito mais pelo que observam do que pelo que ouvem. O que de alguma forma pode propiciar a reflexão sobre suas próprias atitudes perante os mais diversos fatos diários.

Pode ainda ser que o modo como eles a tratam pode estar sendo a repetição do que eles vivenciam. Procure observar mais suas atitudes com outras pessoas e qual é sua reação diante das respostas de seus filhos. Você os ouve, procura incentivar que expressem seus sentimentos? Ou ainda, já percebeu se está repetindo a mesma educação que recebeu?

Continua após publicidade

Os filhos podem ser uma fonte de aprendizado quando percebemos que eles podem refletir tudo aquilo que demonstramos e muitas vezes sequer percebemos.

Depois de uma análise sincera sobre seu próprio jeito de ser e agir, procure aproximar-se mais das necessidades deles, perguntando-lhes o que sentem e o que querem, talvez se surpreenda com as respostas.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade