Mãe é muito exigente com a filha nos estudos. Isso desmotiva a criança?

por Blenda de Oliveira

"Estou muito preocupada com a minha neta. Ela e a mãe moram comigo. Percebo que a mãe cobra muito dela. O estudo pra ela não está sendo prazeroso e sim um castigo. Ela é muito inteligente, tem 9 anos e está na quarta série. O que devo fazer?"

Continua após publicidade

Resposta: De fato a rigidez e a exigência nos estudos para uma criança de 9 anos me parece pouco adequadas.

Estudar é um ato de conhecer, é usar a curiosidade, é transitar por diversos mundos com o prazer da aquisição do autoconhecimento e do conhecimento. Os pais exigem dos filhos, muitas vezes, o que queriam para eles ou que os filhos realizem seus sonhos.

Seria muito importante mostrar para sua filha que a forma que adotou para "motivar" a filha, está levando exatamente ao contrário. A tendência é piorar se assim prosseguir. As crianças precisam brincar e, enquanto brincam, aprendem, elaboram seus pensamentos, descobrem e fortalecem sua autoestima. Pode ser, se assim continua, que sua neta comece a decair no rendimento ou mesmo mudar a boa relação com a escola. Lugar esse tão importante.

Você teria condições de conversar com sua filha?

Continua após publicidade

A escola tem percebido essa desmotivação?

Às vezes uma das vias para os pais entenderem que certas atitudes apontam na direção oposta ao aprender, é por meio da escola. Talvez sua filha ouça com mais tolerância o que a escola tem a dizer do que a você. Embora pense que vale a pena tentar.

Há artigos muito interessantes sobre o que motiva o aprender e sobre o papel do brincar. Você poderia acessar alguns e oferecer a sua filha como colaboração para o desenvolvimento psicológico e cognitivo da sua neta. Será uma possibilidade?

Continua após publicidade