Amenize os sintomas da andropausa

por Gilberto Coutinho

Descrita pela primeira vez em 1939, a andropausa, mais apropriadamente "hipogonadismo masculino tardio", manifesta-se no homem de forma sutil e paulatina, por volta dos 50 anos, com sintomas diferentes daqueles que ocorrem na mulher, na menopausa. A idade produz mudanças na vida do homem de forma diversa da mulher.

Continua após publicidade

Criados por analogia à menopausa, os termos andropausa e menopausa masculina são considerados por diversos especialistas impróprios, por não apresentarem uma significação fisiológica precisa; não obstante, o termo andropausa já está popularizado.

O hipogonadismo masculino tardio corresponde a um período da vida em que os homens apresentam sinais e sintomas decorrentes da diminuição do tamanho dos testículos e, consequentemente, da queda da produção de testosterona (principal hormônio sexual masculino secretado pelas células intersticiais dos testículos).

A testosterona controla a formação do esperma, o desenvolvimento dos órgãos genitais e das características sexuais secundárias. Do ponto de vista metabólico, estimula o anabolismo protéico, em particular no tecido ósseo e no muscular.

Principais sintomas e sinais clínicos

Continua após publicidade

– apatia;
– aumento do tecido adiposo (acúmulo de gordura visceral);
-depressão;
– dificuldade de concentração;
– diminuição da libido (desejo ou impulso sexual), da massa muscular e de sua força e do volume testicular;
– disfunção erétil;
– osteopenia = diminuição da densidade mineral dos ossos; o agravamento desse mal pode ocasionar uma desmineralização acentuada e generalizada do esqueleto (osteoporose);
– osteoporose;
– tendência à anemia.

Possíveis consequências

– alterações no humor;
– câncer de próstata;
– diminuição da capacidade reprodutora, da função testicular (hipogonadismo) e da diminuição da massa muscular;
– doenças cardiovasculares;
– ejaculação precoce;
– impotência sexual;
– insônia
– mudanças na ação de urinar (micção): é comum no período da andropausa ocorrerem mudanças na micção devido ao próprio envelhecimento e ao aumento do tamanho da próstata, o que provoca a obstrução do canal de saída da bexiga, a uretra;
– nervosismo;
– osteoporose;
– perda de cabelo e da memória;
– e queda da libido.

Continua após publicidade

O diagnóstico baseia-se em sinais e sintomas clínicos de hipogonadismo. Alguns exames ajudam a detectar o problema: testes de sangue que medem o índice de testosterona, espermograma, exame urológico (toque), densitometria óssea, ecografia da próstata e do abdômen.

O ideal é que as pessoas aprendam a cuidar da saúde e a preservar a juventude desde a infância, abolindo os hábitos nada saudáveis de vida como, por exemplo, a exposição à intensa e prolongada luz e radiação solar, que provoca o envelhecimento precoce e câncer de pele (o hábito de se usar sempre o filtro de proteção solar é indispensável). E mais: a conscientização dos hábitos alimentares saudáveis (devem ser evitados os que não são); o combate ao sedentarismo; a prática de esportes – a atividade física adequada e regular, como o Yoga, faz muito bem à saúde física e à mental; o não tabagismo; a não ingestão de bebidas alcoólicas; o não uso de quaisquer drogas, etc.

A partir dos 40 anos, os homens devem redobrar a atenção em relação à saúde, para a prevenção de problemas consequentes da queda de hormônio, a impotência dentre outros males.

O tratamento naturopático e ortomolecular, a prática diária de yoga, uma alimentação saudável e balanceada podem muito retardar o envelhecimento, combater os sintomas e sinais da andropausa e auxiliar no combate de diversas doenças subjacentes.