Você tem mania de conferir mais de uma vez se a porta ficou trancada? Saiba as causas

por Rosemeire Zago

"Quando tranco a porta de casa ando cinco passos e volto para ver se realmente ficou trancada. Depois vou até à esquina e volto de novo para conferir. A cada dia que passa acho que estou ficando louco. Isso virou um vício. No meu trabalho é a mesma coisa, aperto um parafuso e olho várias vezes para ver se realmente apertei, mesmo sabendo que ele está apertado. Isso tem solução?"

Continua após publicidade

Resposta: Não é possível fazer um diagnóstico pelo pouco que escreve, portanto a solução, ou seja o mais indicado é buscar o diagnóstico correto, preferencialmente por um psiquiatra ou neuropsiquiatra. O que você descreve como “vício”, e alguns como “manias”, podemos chamar de comportamentos compulsivos, e assim SUSPEITAR de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Obsessões são pensamentos ou ideias (por exemplo: dúvidas), impulsos, imagens, cenas, que invadem a consciência de forma repetitiva, persistente e estereotipada seguidos ou não de rituais destinados a neutralizá-los.

Compulsões são comportamentos repetitivos (por exemplo, lavar as mãos, fazer verificações), ou atos mentais (rezar,contar, repetir palavras ou frases) que a pessoa é levada a executar em resposta a uma obsessão ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente. Outras vezes, implicam em tocar ou olhar objetos de maneira ritualística.

Normalmente essas pessoas sentem desconforto emocional se não fizerem esses comportamentos, apresentam grande angústia ou ansiedade na ausência ou na impossibilidade em realizar a atividade compulsiva.

Continua após publicidade

Tipos de rituais mais frequentes

1. Rituais de limpeza e de lavagem

Os pacientes podem chegar a lavar as mãos 20 ou 30 vezes ao dia, ou tomar banho em diversos horários.

Continua após publicidade

2. Rituais de recontagem

Os pacientes repetem ações um certo número de vezes, a fim de prevenir sucessos indesejados. O número de vezes pode ser estabelecido por números mágicos.

3. Rituais de comprovação

Os pacientes comprovam repetidamente se a porta está fechada, se o fomo está apagado, se a tomada está desligada, etc. Em outros casos, realizam-se comprovações para segurança de não sofrerem nenhuma doença.

4. Comportamentos meticulosos

Os pacientes se asseguram de que os objetos estão na ordem adequada, ou colocados de forma simétrica.

A ocorrência de tais comportamentos pode resultar em prejuízo no trabalho, na conclusão de tarefas, na liberdade de sair de casa, na vergonha de contato com outras pessoas, etc. Portanto, para que você possa receber o diagnóstico correto procure um profissional que poderá lhe dar a orientação mais adequada.