Tenho um amigo que não ‘larga do meu pé’

por Rosemeire Zago

"Isto me incomoda muito, sempre vai a minha casa e aparece sem ser convidado. Ele me liga o tempo todo e diz que vai passar lá em casa depois do trabalho, digo que vou sair e mesmo assim ele vai para ver se me encontra. O que posso fazer para ele me deixar um pouco em paz sem perder sua amizade ou ser indelicada?"

Continua após publicidade

Resposta: Você escreve que não quer perder a amizade dessa pessoa e nem ser indelicada. Creio que você já tenha tentado se fazer entender, mas sem resultados.

Você já pensou por qual motivo, já que parece prezar a amizade a ponto de não querer perdê-la, a presença dele a incomoda tanto? É difícil para você colocar limites? Pense sobre isso.

Creio que terá que ser mais sincera sim, e se ele for realmente seu amigo, irá entendê-la.

Vale ainda pensar o que você entende por amizade. Será que é apenas isso que ele quer de você? Pois se a amizade dele é tão importante e se vocês são realmente amigos, o que a impede de ser sincera? Como uma amizade pode existir sem sinceridade e compreensão? Pense sobre essas questões e você saberá a melhor maneira de se fazer entender e colocar limites.

Continua após publicidade

Temos uma amiga em comum e gosto dela, mas morro de ciúme do bom relacionamento que ela tem com o meu marido e de seu controle emocional, muito maior que o meu
Antes de me namorar o meu marido já foi afim de ficar com ela… Estou sempre demonstrando este ciúme e não consigo controlar

Resposta: Você me parece insegura sobre seu real valor e suas próprias qualidades, demonstrando que precisa elevar seu autoconhecimento. O ciúme que você demonstra está ajudando-a em algo, além de afastar seu marido de você? Dentro de sua cabeça, você pensa que seu marido ainda possa ter interesse nela?

O que você deve fazer antes de tudo é se conhecer mais, para que não fique insegura cada vez que uma mulher tiver um bom relacionamento com seu marido, muito menos se tiver o controle emocional que você parece não ter. O problema não é a amiga em comum ou qualquer outra pessoa, mas sim a insegurança que você sente em relação a sua pessoa.

Continua após publicidade