Por que a maquiagem provoca bem-estar

por Sonia Corazza

Você já se deu conta de como um simples makeup, com batom e rímel nos cílios, levanta qualquer criatura feminina desanimada? A alteração de humor é imediata, pois a constatação da mudança positiva cria no cérebro uma percepção melhorada de si mesmo, mudando até o padrão de produção de substâncias neuro-transmissoras responsáveis pela sensação de felicidade.

Continua após publicidade

A preocupação com a estética do corpo existe desde os tempos ancestrais, talvez para servir como camuflagem na selva, para afugentar maus espíritos, agradar os deuses ou mesmo para identificar rituais de passagem.

As primeiras evidências registradas do uso de maquiagem aconteceram durante a cultura egípcia, que devido à descoberta do processo de preparo do pergaminho, pode manter anotações mais detalhas sobre os ingredientes e rituais.

Batom vermelho vem de 5000 a.C.

O primeiro “cosmético” descoberto pelo homem foi algum tipo de óxido de ferro, um mineral de origem natural retirado diretamente da natureza, ha um milhão e meio de anos atrás. Esses pigmentos avermelhados já eram aplicados aos lábios em 5000a.C., como os potes contendo óxido de ferro vermelho, que foram encontrados no interior dos túmulos antigos sumerianos e egípcios.

Continua após publicidade

O interessante é que os óxidos de ferro, em particular o ocre e o vermelho, apresentam algumas propriedades realmente cosméticas, como a ação levemente desinfetante, desodorante e até filtrante da radiação solar, portanto seu uso pode ter sido mais do que meramente decorativo, poderia ter sido adotado também como um auxiliar para cicatrizar cortes e feridas na pele e proteger o corpo do sol.

Mas os produtos para maquiagem evoluíram muito. Hoje existem fórmulas baseadas em tecnologia de vanguarda, cujo uso garante propriedades bem interessantes para nossa beleza, como proteção solar, umectação e controle do envelhecimento da pele. Mas vale lembrar que os óxidos de ferro são usados até hoje nas fórmulas de cosméticos e não causam nenhum problema à pele.

Então você já sabe, se pintar aquele desânimo, corra para o espelho e apanhe uma arma infalível: seu batom mais vermelho!

Continua após publicidade