Anfetaminas causam dependência química e síndrome de abstinência; saiba os perigos

por Adriana Kachani

Não é nenhuma novidade, já falei várias vezes em minha coluna que o Brasil é campeão mundial de consumo de anfetaminas, remédios e fórmulas para emagrecer. Recentemente pudemos acompanhar nos jornais a prisão de uma quadrilha que fabricava e vendia essas fórmulas via internet. Mesmo assim, é inacreditável o número de leitores da minha coluna que me escrevem contando sobre as medicações que usam e pedindo informações sobre dieta.

Continua após publicidade

Para começar, ser conivente com essas medicações é incompatível com a ética de qualquer nutricionista (salvo para pacientes com obesidade mórbida, que seria uma indicação para o uso). Isso porque estamos comprometidas com a saúde, que é incapaz de conviver harmoniozamente com tais medicamentos, que podem levar o indivíduo a perder até 10kg num mês, mas recuperá-los rapidamente assim que parar de usá-los.

Anfetaminas causam agitação, nervosismo, tremores, insônia, taquicardias, hipertensão, obstipação intestinal, psicoses…também tiram o apetite e dão uma sensação de “poder” ao usuário que passa da euforia à depressão instantaneamente após o efeito da droga acabar. Sim, anfetaminas são consideradas drogas, uma vez que os usuários costumam estabelecer tolerância e aumentar as doses gradativamente até estarem totalmente dependentes mesmo para levantar da cama. Seu comércio é ilegal e o indivíduo que a compra sem receita médica está burlando a lei.

Para conter todos os efeitos adversos citados acima, as fórmulas são misturadas com atenuantes desses sintomas, ou seja, laxantes, remédios para dormir, calmantes, entre outros. Soma-se ainda alguns hormônios da tireoide para acelerar o gasto energético, que podem fazer causar estragos irreversíveis no metabolismo. Assim fique sempre atento à fórmula. Se conter FENPROPOREX, ANFEPRAMONA e DIETILPROPIONA, FUJA!!!!

Não existe fórmula mágica para perder peso. A conta é a seguinte:

Continua após publicidade

– Valor energético diário consumido > valor energético gasto = engordar
– Valor energético diário consumido < valor energético gasto = emagrecer
– Valor energético diário c energético gasto = manter o peso

Além do meu trabalho no consultório, sou voluntária num hospital público onde dou atendimento a mulheres em tratamento para dependência química. É impressionante o número de senhoras que nos procuram para acabar com a dependência de anfetaminas. Pessoas que talvez nunca pensassem em consumir drogas e que muitas vezes acabam se tornando dependentes pela ignorância do poder aditivo dessa substância.

O tratamento inclui acompanhamento psiquiátrico, uma vez que a síndrome de abstinência dessa substância leva à depressão, compulsões alimentares, sonolência, apatia, ideação suicida, entre outras.

Continua após publicidade

Réquiem para um sonho

Um filme não muito antigo, “Réquiem para um sonho" (Darren Aronofsky – 2000) ilustra bem a instalação da dependência de anfetaminas e suas consequências. Compara a dependência de anfetaminas com outras drogas para finalmente concluir que o fim é triste, seja para o usuário de anfetaminas, cocaína ou heroína. Para quem ainda tem alguma dúvida, vale a pena ir até a locadora mais próxima e buscar no catálogo para assisti-lo.

Sonhar com “pílulas do emagrecimento” é igual sonhar com príncipe encantado ou acreditar em Papai Noel. Não existe fórmula mágica. Caso você esteja consumindo, pare imediatamente. Não acredite, tampouco, em fitoterápicos. A gangue que vendia medicamentos via internet, aquela que citei no começo deste artigo, anunciava seu produto como natural.

É importante sempre termos em mente que o controle de peso é resultado de uma fórmula matemática:

– Valor energético diário consumido > valor energético gasto = engordar
– Valor energético diário consumido < valor energético gasto = emagrecer
– Valor energético diário c energético gasto = manter o peso

Isso significa que, nada como o velho binômio reeducação alimentar + atividade física para alcançar o corpo desejado…