Será que meu marido é gay?

por Sandra Vasques

"Descobri que meu marido estava tendo relações sexuais com homens e quis me separar dele. Ele me pediu perdão e disse que não era gay, mas que apenas estava confuso e um amigo o iniciou nisso. Disse que nunca se sentiu atraído por homens antes e que só começou com isso após ter feito uma vasectomia e estar com problemas psicológicos, uma vez que nossa relação não estava tão boa assim. Existe isso de ficar confuso e procurar homens? Meu marido tem 40 anos e somos casados há 16 anos e por muitos anos nossa vida sexual era muito ativa."

Continua após publicidade

Resposta: É possível que um homem tenha desejo sexual por mulheres, viva a sexualidade ativa e prazerosamente com ela; e tenha, ao mesmo tempo, a mesma possibilidade de desejar um homem. São os bissexuais.

Em relação ao desejo, essas pessoas podem ter:

– a mesma intensidade por ambos os sexos;

– ter mais desejo por pessoas do mesmo sexo que o seu e buscar relacionamentos esporádicos com pessoas do sexo oposto, ou;

Continua após publicidade

– ter mais por pessoas do sexo oposto e se satisfazer com relacionamentos ocasionais com pessoas do mesmo sexo.

Mas os bissexuais, apesar de sentir desejo sexual por ambos os sexos também podem escolher ignorar isso e se relacionar apenas com pessoas do sexo oposto. E podem fazer isso porque não se sentem em harmonia consigo, com seus valores para fazer diferente; ou porque tem medo da reação da família, da sociedade. E podem levar essa decisão por toda a vida ou não.

Aliás, os homossexuais, pessoas que têm desejo sexual apenas por pessoas do mesmo sexo, também podem negar essa realidade, por não se aceitarem ou por medo da reação das pessoas à sua volta. Só que aqui, a diferença é que é muito mais difícil e frustrante, já que o desejo por pessoas do mesmo sexo, é pequena ou nem existe.

Continua após publicidade

E como fica a realização do desejo por pessoas do mesmo sexo, quando não são vivenciadas? Vai acontecer por meio de fantasias e sonhos que não podem ser evitados.

Assim seu marido, pode realmente ter desejo por você e querer sinceramente continuar mantendo o relacionamento. Pode ser que ele tenha procurado ignorar o desejo por homens até o momento em que decidiu dar espaço para vivê-lo, num momento de crise do relacionamento. Mas, se ele é bissexual, ele também poderia ter escolhido se relacionar com uma outra mulher. Assim, a questão não se limita ao fato dele ter vivido um relacionamento com um homem. Parece que ele ficou confuso sobre querer ou não continuar o casamento, e se permitiu experimentar outras relações.

A vasectomia não tem nada a ver com a orientação do desejo, não interfere para que um homem passe a querer se relacionar com pessoas do mesmo sexo. É uma cirurgia local, simples e que apenas interrompe o fluxo dos espermatozoides, impedindo-os de serem eliminados junto com o sêmen. No mais, tudo continua igual.

Vocês precisam conversar abertamente e os dois precisam ser sinceros e respeitosos um com o outro. Se você e ele acreditam que vale a pena tentar investir no casamento, acham que pela história de vocês e pelo afeto que sentem um pelo outro vale a pena, então é preciso redefinir o contrato da relação. Se para você é importante que ele sinta desejo sexual para continuar juntos, isto tem que ficar claro e ele tem que olhar bem para dentro dele para ver se pode te dar isso.

Quanto à infidelidade, seja ela com um outro homem, ou uma mulher, também precisa ficar claro se vai ser admitida na relação ou não. Tanto da sua parte como da dele. Um homem bissexual pode perfeitamente conviver apenas com uma mulher e ser feliz, assim como um homem pode escolher viver apenas com uma mulher e abrir mão das outras, se assim o contrato de casamento definir e ele o seguir.

Esta situação que vocês estão vivendo é desafiadora. Você precisará passar por cima de possíveis preconceitos para entender seu marido e ele precisará enfrentar a ele mesmo, ser sincero sobre seus desejos para também ser leal a você. Espero que consigam um bom entendimento.