Meu marido é machista e irresponsável. Como lidar com isto?

por Blenda de Oliveira

"Estou num casamento de dez anos e amo, muito mesmo, o meu marido. Só que ele é muito machista e imaturo. Eu trabalho fora e tenho uma rotina apertada, sustento a nossa casa. Ele faz bicos e fica em casa o dia todo, o dinheiro dele praticamente não entra nas despesas. Temos um filho de 7 anos. O problema é que ele não quer responsabilidades. Eu sou responsável por tudo, desde as tarefas domésticas, educação do nosso filho, pagamentos etc. Quando ele precisa ajudar em alguma coisa, diz quefazendo o que pode, e que vai pedir o divórcio se eu ficar lhe cobrando. Como devo proceder, já que não quero acabar com nosso casamento?"

Continua após publicidade

Resposta: A possibilidade de não acabar seu casamento, é continuar mantendo a situação como está. Ele já foi claro quanto ao desejo e as condições dele.

Sugiro que você busque uma ajuda psicológica para você e junto com alguém tente entender as razões que levam você a se manter nessa situação.

Será que é amor?

Medo de estar só?

Continua após publicidade

Obrigação de se manter num casamento pelo projeto inicial ou por que vocês tem um filho?

Tantas perguntas merecem ser feitas e refletidas para que você possa avaliar qual a melhor forma de conduzir seu casamento.

O que parece, é que você está lutando e tentando manter seu casamento sozinha. Seu marido quer permanecer solteiro e distante das obrigações naturais na criação de uma família.

Continua após publicidade

Se você achar que vale a pena estar com ele nessas condições, nada há de errado, desde que você possa refletir e fazer sua opção, já que não parece que ele está disponível a fazer mudanças.

Talvez seu marido esteja muito mais interessado em tê-la como uma cuidadora do que como uma mulher e esposa e, portanto, não haja muito espaço para que ele mude.

Preocupe-se em mudar e entender o que se passa com você e assim poderá descobrir caminhos que a ajudem a lidar com essa situação com menos prejuízo emocional e físico.