Meu marido me trai com a vizinha e pensa que não sei. O que faço?

por Anette Lewin

Resposta: Você convive com a traição há algum tempo e, por enquanto, preferiu não contar ao seu marido que sabe. Provavelmente, medo da consequência de abrir o jogo, sensação de impotência frente à atitude que ele possa ter, vergonha de estar sendo traída, enfim, alguma coisa dizia que é melhor deixar como está.

Continua após publicidade

Mas agora, quando você pergunta o que fazer, provavelmente entende que sofrer calada pode não ser a melhor solução para você. Mas será que numa situação dessas existe "melhor solução"?

Pois é…

Antes de mais nada, você deve decidir se está disposta a ficar com seu marido daqui para frente, mesmo sabendo que ele se relaciona com outra mulher. E parece que está. Caso contrário, não estaria se importando com as consequências de abrir o jogo, não é?

Formas de resolver o problema: cada casal tem a sua

Continua após publicidade

Se assim for, e se realmente você estiver disposta a abrir o jogo, a melhor maneira de fazê-lo é usando seu próprio jeito de ser. Certamente, você já precisou abordar questões polêmicas na sua relação conjugal. Tente lembrar que atitudes tomou, o que deu certo, e o que deixou seu marido irritado ao invés de ajudar a resolver a situação. Existem casais que resolvem seus problemas brigando e gritando; outros resolvem conversando; outros ainda resolvem não falando sobre questões sobre as quais divergem; e existem os que agem no sentido de levar o parceiro a um beco sem saída em que não lhe reste outra alternativa a não ser confessar seus deslizes.

Com qual desses perfis você se identifica?

Tente entender a história de seu relacionamento para usá-la como parâmetro num momento como esse. Afinal, de nada adiantará você usar formas de agir que não conhece ou não domina, não é?

Continua após publicidade

Qualquer que seja a forma escolhida de agir, lembre-se que todo cuidado é pouco na hora de abordar esse tipo de questão. Se você fala, tem que deixar o outro falar também. Por mais que ele esteja "errado". Falar alivia, mas certamente não resolve. Nenhum argumento modificará sentimentos de raiva, frustração, vergonha ou decepção. Palavras apenas podem aliviar pelo efeito catártico, mas raramente modificam a frustração que se sente nesses momentos.

Futuro do relacionamento após traição revelada

Assim, o futuro de um relacionamento com uma traição abertamente revelada dependerá mais da vontade intuitiva de continuar junto do que de qualquer argumento racional.

Esteja preparada para o fato de que abrir o jogo certamente causará modificações irreversíveis no relacionamento. Trocar uma suposição por uma certeza trará ao relacionamento um estranhamento desconfortável frente a uma pessoa que, afinal, já foi muito próxima. Alguns casais superam esse estranhamento e são capazes de reconstruir sua relação com poucas cicatrizes. Para a maioria, porém, é muito difícil. Leve em conta os pontos discutidos e tome sua decisão.

Caso porém, decida não abrir o jogo e deixar as coisas como estão para ver como ficam, certamente não será a única mulher a agir desse modo. Relacionamentos paralelos nem sempre têm o poder de destruir casamentos e muitas esposas decidem aguentar a dor da traição caladas para preservar seus relacionamentos. No campo da traição, não existe certo ou errado, melhor ou pior. Existe o que é possivel para cada um.