Meu marido me trai e quer que eu o ajude a mudar. O que fazer?

por Eduardo Yabusaki

Sentir-se trocado e desvalorizado pelo par gera extrema decepção, mágoa, frustração, angústia e destruição; além de se permanecer um bom tempo com um ressentimento irreparável.

Continua após publicidade

É um trauma que fica, pois a ameaça é permanente e forte entre o par. O elo de respeito e confiança, uma vez rompido, precisa ser reconstruído. Isso no dia a dia do relacionamento, é uma tarefa árdua e exigente.

Quando ocorre a traição não basta simplesmente a compreensão da situação ou o pedido de perdão e a aceitação de quem foi traído. Muito precisará ser feito para que a estrutura do relacionamento seja reforçada e transformada.

Se a traição é um processo recorrente na vida desse homem (ou mulher) é importante que ele (a) passe por um processo de terapia, para que se possa avaliar o papel e o significado desse comportamento, de modo geral, incompatível com o casamento. Um relacionamento fora do casamento pode mais atrapalhar e misturar os sentimentos do que acrescentar ou satisfazê-lo.

Caso a traição tenha sido uma eventualidade na vida desse marido (ou esposa), numa situação de angústia pessoal ou mesmo gerada por um desentendimento ou briga entre o par;  é preciso avaliar como ele (a) acabou cedendo à tentação e recorreu ao relacionamento externo.  Caso contrário, a ameaça de uma nova traição torna-se permanente, sempre que surgirem conflitos.

Continua após publicidade

Nessa direção da permanência e reestabelecimento do casamento a esposa (ou marido) traídos teriam que estar dispostos a tolerar essa dificuldade. É um caminho e uma jornada difícil, mas se ambos se amam e acreditam que possam permanecer juntos e serem felizes, poderão explorar e buscar todas as alternativas para superação.

O que não se pode e não se deve, é ignorar a traição e achar que ela não pesará no relacionamento. Tem que se assumir o erro e fazer dele um aprendizado para que a situação não se repita. Para tanto, é fundamental a participação e envolvimento de ambos em todo o processo de recuperação e resgate do relacionamento.

Quatro procedimentos para o casal lidar com a traição:

Continua após publicidade

1º) Esclarecer

Para iniciar o processo de reestruturação da confiança, é preciso que limpem a área, ou seja, não pode ficar nenhuma dúvida de que o que aconteceu é gravíssimo e que não cabe nenhuma possibilidade de voltar a acontecer. E se o desejo de ambos é de permanecerem juntos que lutem por isso.

2º) Paciência e tolerância

Ambos terão que ter muita paciência e tolerância um com ou outro. Afinal, a dúvida e desconfiança não serão desfeitas magicamente, mas sim com a reconstrução de um vínculo de confiança e segurança.

3º) Canal de comunicação aberto

É de fundamental importância que tenham um canal de comunicação aberto para que possam manifestar tudo que desejarem, mesmo que possa parecer algo muito simples e insignificante, para que nenhuma das partes alimente ou crie fantasmas.

4º) Amor

Os sentimentos, as emoções e a afetividade precisam ser manifestados, mesmo que depois de toda a turbulência enfrentada, isso seja muito difícil; é preciso um grande esforço para que não deixem de manifestar seu AMOR.