Meu marido é supercrítico? O que eu faço?

por Anette Lewin

"Como lidar com um homem exageradamente crítico. Tudo para ele tem que ter uma 'observação'. Não é dado a fazer elogios, mas se for para criticar, ele sempre tem o que dizer. Com esse comportamento, já questionei varias vezes seu sentimento, pois tento fazer de tudo para não receber criticas. Às vezes abro mão das minhas vontades para vê-lo reclamar menos, mas parece um poço sem fundo. Quanto mais procuro me adaptar às suas reclamações, mais críticas aparecem. Estou casada há 10 anos e estou muito insatisfeita."

Continua após publicidade

Resposta: O supercrítico só se mantém porque você, talvez involuntariamente, reforce e dê atenção exagerada a esse comportamento de seu marido. Fazer de tudo para não receber críticas, é esquecer seus objetivos pessoais para tentar se adaptar às vontade dele.

E, na verdade, provavelmente a maioria dessas críticas nem tenham muito fundamento, apenas é o instrumento através do qual ele mantém você ligada nele o tempo todo. Por outro lado, repare no seu e-mail: você tambem, involuntariamente talvez, só o criticou. Mencionou que seu marido não a elogia, mas… será que você o elogia no dia-a-dia?

Bem, se não o faz, talvez seja melhor você começar por aí. Ao invés de esperar que seu marido rompa esse circulo vicioso que se criou entre vocês.Tente, ao invés de tentar agradá-lo mudando seus comportamentos, elogiá-lo no que ele faz de bom, ao invés de criticá-lo… pelo excesso de críticas!

Deve existir alguma coisa que ele faz direito, não é? Senão esse casamento não duraria 10 anos. Por outro lado, quando for criticada por ele, evite transformar a crítica em longas discussões que não levam a nada. Diga somente que ouviu e vai pensar. Ou não responda e desvie o assunto para algo mais produtivo.

Continua após publicidade

Faça também uma nova análise de como você se posiciona no casamento. Talvez, uma parte das críticas de seu marido faça algum sentido.Tente se colocar no lugar dele e entender melhor o que ele pode estar querendo. Às vezes, as críticas precisam ser "traduzidas", pois não são o que parecem num primeiro olhar. Feito isso, junte os pontos em que você realmente pode estar falhando e proponha uma conversa sobre eles. Você tomando a iniciativa de levá-los à discussão pode resultar em algo mais positivo do que responder às críticas dele; mesmo porque quem responde a críticas, em geral usa um grau de agressividade alto para se defender. Já quem entra numa conversa de igual para igual tende a ser mais receptivo às ideias.