Meu marido trabalha no turno da noite e isso atrapalha nossa vida sexual

por Margareth dos Reis

Meu esposo trabalha à noite. Ele sempre se sente cansado e não consegue ter relação. Ele trabalha todos os dias. Você acha acha que é por causa disso? Sinto que a gente está se afastando por falta de sexo.

Continua após publicidade

Resposta: Não sei há quanto tempo o seu marido trabalha durante a noite, mas o fato é que essa experiência não é uma coisa simples.

O sistema orgânico das pessoas está mais adaptado para reagir à vida diurna, uma vez que, a rotina que assimilamos desde quando nascemos é essa: estudar, trabalhar e se divertir até certa hora do dia e descansar durante a noite. E assim está organizada a vida social das pessoas, também! Por isso, sair desse sistema não é uma tarefa fácil, pois gera mudanças importantes no ritmo biológico.

Assim sendo, a rotina de trabalho noturno pode interferir, negativamente, tanto no aspecto físico quanto psicossocial.

Você apontou dois exemplos de sua observação na vida íntima com o seu marido que costumam estar associados à história de um trabalhador noturno: fadiga e danos na intimidade a dois. Distúrbios do sono, do humor, empobrecimento da vida social e familiar são exemplos de outros prejuízos comuns na vida da pessoa que trabalha durante a noite.

Continua após publicidade

Logo, essas informações precisam estar claras para quem vive (e para quem convive com) essa realidade. Sem essa compreensão fica difícil vocês estabelecerem opções para a qualidade de vida individual (e conjugal) nesse cenário.

É preciso pensar em saídas criativas para promover a intimidade sexual de duas pessoas que vivem ritmos distintos, como por exemplo: aproveitar as folgas dos dois para priorizar a intimidade do casal. Enfim, toda conquista da relação vai depender da disposição de ambos para conceberem arranjos de aproximação e prazer mais compatíveis com a realidade que vivem.