Masturbação realmente provoca espinhas?

por Marcelo Toniette

Resposta: A masturbação é uma das formas mais positivas, tanto para homens como para mulheres, de conhecer o próprio corpo e poder assim perceber as sensações prazerosas e de satisfação sexual.

Continua após publicidade

A masturbação no passado, era uma prática condenável, pois era associado a problemas que iam desde causar espinhas, até levar à esterilidade ou dificuldades na ereção. Isso tudo consiste em mitos, pois não existe nenhuma comprovação que aponte a masturbação como prejudicial à saúde.

O único problema da masturbação é que, ao estimular o pênis com as mãos, o contato pele com pele, dependendo da pressão, pode deixar seu pênis dolorido, ou mesmo gerar alguns machucados que, em poucos dias, desaparecerão. As mulheres preferem masturbar-se tocando diretamente a região da vulva ou mesmo o clitóris; outras preferem o uso de objetos macios, ou mesmo esfregar uma coxa na outra; e ainda outras preferem estimular-se utilizando jatos de água morna na genitália. Cada pessoa, seja homem ou mulher, por meio da masturbação, tem a possibilidade de descobrir aquilo que é mais estimulante para si.

O autoconhecimento do corpo proporcionado pela masturbação, reconhecendo aquilo que é mais estimulante para si, é um ponto de partida importante para obter prazer quando estiver numa parceria sexual.

A masturbação é uma forma de satisfação sexual fisicamente solitária. Este fato é o único elemento que difere da satisfação sexual com uma outra pessoa. Vale lembrar que pessoas casadas também se masturbam e isso pode ser uma possibilidade a mais na vida de um casal.

Continua após publicidade

Voltando à sua pergunta, a masturbação não causa espinhas, assim como não leva à esterilidade, não leva à dificuldade de ereção, não causa cegueira, não faz crescer pêlos nas mãos, não leva à loucura, entre diversos outros mitos que acabam por associar o prazer ao aspecto moral da culpa. A masturbação é uma possibilidade a mais de obtenção de prazer, e não causa nenhum dano à saúde. As possibilidades de obtenção de prazer são as mais diversas, portanto, descubra estas outras possibilidades sozinho e/ou junto com seu parceiro (a).

Sexo/teen: Na primeira vez como acontece? – clique aqui e leia

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade