Mau hálito é sinal de desequilíbrio no organismo

Da Redação

A halitose, também conhecida como mau hálito, é um problema que atinge mais de 30% dos brasileiros e é cercada de mitos e preconceitos. De acordo com o gastroenterologista Eduardo Berger, do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, a halitose não é uma doença, e sim um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio. Quando isso acontece, é necessário identificar a origem, para depois escolher o tratamento mais adequado.

Continua após publicidade

Possíveis causas

"Existem mais de 50 causas para o mau hálito, mas cerca de 90% dos casos advêm de problemas na boca, como higiene malfeita, placas bacterianas, baixa produção de saliva e doenças da gengiva. As moléstias do aparelho digestivo também podem provocá-lo, porém com incidência bem menor, ao contrário do que boa parte da população imagina", explica o especialista.

Principal entrave: portador não percebe que tem o problema

O principal entrave ao tratamento do mau hálito é o fato de o portador não perceber que tem o problema e de as pessoas que convivem com ele e sentem o odor desagradável preferirem não se indispor ao alertá-lo. "É importante superar o constrangimento e conscientizar quem tem halitose para a necessidade de buscar ajuda", diz o médico.

Continua após publicidade

Há solução para 99% dos casos de mau hálito, mas é fundamental descobrir a causa do problema. Um cirurgião dentista ou um otorrinolaringologista poderão ajudar no diagnóstico, mas se a origem não for bucal, provavelmente terá relação com problemas gastrointestinais. Um dos mais comuns e que causam a halitose é a Doença do Refluxo Gastroesofágico, sobretudo quando outros sintomas se manifestam paralelamente, como azia, arrotos, soluços, engasgos, dor atrás do osso esterno, sensação de corpo estranho na garganta ou de retorno de líquido azedo à boca, pigarro, rouquidão, tosse e aftas.

A halitose já ganhou um papel tão relevante nas relações interpessoais, que uma entidade, a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca, se dedica a estudá-lo, tendo criado o Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito (22 de Setembro).

Dicas para amenizar o mau hálito

Continua após publicidade

1) Evite jejum prolongado, fracionando as refeições de 3 em 3 horas.

2) Beba bastante água.

3) Faça bochechos com produtos anti-sépticos ao levantar e pelo menos uma hora antes de algum contato mais próximo.

4) Faça exercícios de relaxamento para baixar o nível de ansiedade.

5) Não fique com a boca fechada por muito tempo. Movimentos repetitivos da mandíbula estimulam a produção de saliva.