Me acho feia e nunca arrumei ninguém. O que faço?

por Anette Lewin

"Sempre acompanho o site Vya Estelar e hoje encontrei uma resposta a uma dúvida de uma moça de 25 anos que nunca namorou. Tenho 37 anos, nunca namorei, nunca beijei. Diferente dessa moça que escreveu, eu não sou bonita, sou tímida e me sinto inferior a todos. As poucas vezes que tentei me aproximar de alguém que me interessava, fui bruscamente rejeitada e repelida. Desisti de tentar por medo de me machucar mais. Hoje vivo solitária, mas infeliz por nunca ter vivido nada com ninguém. O preconceito das pessoas com quem é feio é muito cruel. Estou envelhecendo e às vezes sinto que infelizmente existem pessoas que nasceram pra viver e morrer sozinhas. Queria que me ajudasse com alguma palavras. Não converso com ninguém sobre minhas angústias porque tenho vergonha da minha situação."

Continua após publicidade

Resposta: Na sua descrição existe um pressuposto de que algumas pessoas nasceram para viver sozinhas e você é uma delas. Talvez realmente existam pessoas que não almejam um relacionamento amoroso, mas selar seu destino dizendo que que você foi predestinada a ficar sozinha parece um tanto quanto fatalista.

A realidade é que você tentou poucas vezes, foi rejeitada ao se aproximar de quem lhe interessou e, de certa forma, desistiu de lutar para evitar ouvir mais nãos. Certo. Mas será que existe alguma pessoa nesse mundo que, em sua busca amorosa, não tenha sido rejeitada? Bonita, feia, alta, baixa, todo mundo passou por isso. Assim, evite enxergar-se como uma pessoa tão diferente de todo mundo, porque isso rebaixa sua autoestima e a impede de continuar procurando.

A questão da beleza física, principalmente para a mulher, é um facilitador. Mas não é a solução. Certamente você conhece mulheres lindas que, como você, não namoram. Além do mais, beleza é um conceito muito relativo. Se você se acha feia existe quem pode não achar. Ou quem não leva tanto em conta aspectos físicos. Qualquer ser humano pode ser atraente para outro. O importante é empenhar-se na busca de alguém que
"combine" com você. Até agora você só se aproximou de quem você achou interessante. Talvez valha a pena olhar para quem acha você interessante. Mesmo que num primeiro momento você não veja muita graça em deixar de escolher para acolher quem a escolhe.

Aparência e autoconfiança

Continua após publicidade

Ainda sobre aparência, tente apresentar-se a você mesma da melhor maneira que conseguir; teste jeitos diferentes de arrumar o cabelo, experimente roupas que ainda não experimentou, enfim, enfeite-se para agradar a si mesma. Se você sentir que fez de sua aparência o melhor que pôde, sentirá mais confiança e assumirá uma postura mais segura. E os outros a perceberão mais. Ninguém olha para quem está de cabeça baixa, mas todos notam um olhar que se assume e olha nos olhos do outro com firmeza.

Passando ao aspecto idade, tente não fazer dela seu carrasco. Mesmo sem namorar ou beijar, você viveu 37 anos e, certamente, aprendeu muita coisa. Nunca é tarde para experimentar coisas novas. E experimentar implica em vencer barreiras, ouvir nãos, fazer mal-feito, levar tombos e levantar. É assim que se consegue o que se quer. Ninguém nasce sabendo!

Não leve a vida tão a sério

Continua após publicidade

E, finalmente, evite levar sua vida tão a sério e sentir vergonha de si mesma. Encare suas tentativas de uma forma mais lúdica e não como uma competição onde você é sempre a perdedora. Desmistifique seu problema falando sobre ele, assim como fez ao escrever para essa coluna. Guardar tudo dentro de você, só provoca uma caminhada em círculos que deprime, desmotiva e chega sempre no mesmo lugar: a frustração. A vida real não é assim; nela cada tentativa leva a um lugar diferente e pode ter finais felizes, infelizes, melhores ou piores. Mas sempre ricos de novas sensações e repletos de novos aprendizados. Assim, saia de seus pensamentos e tente viver novas histórias que farão de você uma pessoa mais preparada para a vida e, consequentemente, para o relacionamento amoroso.