Se alguém te contar que está sendo traída, como lidar com isso?

por Eduardo Yabusaki

A traição é cada vez mais frequente entre os pares, inclusive, com os envolvidos querendo justificar como algo normal. Mas essa situação não cabe em um relacionamento saudável e compromissado.

Continua após publicidade

Por mais que se queira explicar, sempre será uma situação nociva e muitas vezes destruidora do relacionamento.

Quando se deseja a construção de um relacionamento estruturado, com boas perspectivas de futuro, a fidelidade torna-se um de seus principais alicerces. E, uma vez quebrado o elo da confiança, a sua restauração é muito difícil e, mesmo quando acontece, é fruto de eventuais fantasmas entre ambos. Mesmo que, com grande esforço e dedicação do casal, haja a superação do fato e consigam reestabelecer um grau de confiança, eventualmente, poderá acontecer, por parte de quem foi traído, sem um motivo significativo, uma associação de algum deslize, como por exemplo, o cônjuge que traiu se atrasar, e não ter condições de avisar, ocorrer uma associação disso com a possibilidade de um novo evento de traição experimentado no passado.

Essa situação contribui para o desenvolvimento de uma condição de insegurança e pode tornar o clima tenso com apreensão e preocupação, gerando um estresse permanente. Portanto, o relacionamento pode ficar abalado constantemente.

Se alguém te contar que está sendo traída, como lidar com isso?

Continua após publicidade

Em geral a pessoa traída sente quando isso realmente aconteceu. E não é apenas por intuição ou uma percepção extra, mas certamente por sinais e indicadores dentro da própria interação entre ambos; pela forma que se tratam, o olhar, o carinho, a atenção, o interesse sexual ou mesmo pelo jeito de estar junto do par… Enfim, são demonstrações sutis que podem ser claramente percebidas e sentidas.

Se ficou em dúvida, não deixe passar, é preciso que isso seja exposto e resolvido, não por influência externas, quando "amigas" contam que o par a traiu. Não se deixe levar por tais notícias, mas sim por aquilo que percebe e sente que esteja realmente acontecendo entre vocês.

É preciso que esse alicerce seja reconstruído para que possam permanecer bem no casamento, por mais que estejam juntos há muitos anos ou tenham filhos envolvidos, não é possível permanecer no relacionamento com uma questão como a traição, mal resolvida. Isso será um fator de interferência negativa permanente e corrói qualquer relacionamento.

Continua após publicidade

Nessa condição, permanecer juntos deixa de ser saudável, por isso o diálogo e a transparência de sentimentos e interesses são o caminho para o entendimento e resolução do que possa ter acontecido.

É preciso coragem para enfrentar essa realidade e tranquilidade para superá-la.

Se o amor é grande acredite e lute, sempre vale a pena!