DESTAQUES

É possível tratar e prevenir Alzheimer através da MTC?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Para combater o Alzheimer: atividade física, fitoterapia e acupuntura

por Jou Eel Jia

De acordo com a MTC, a doença de Alzheimer é uma doença degenerativa devido à perda de jing (energia do rim). Essa perda pode ser provocada pelo envelhecimento precoce ou por fatores ancestrais (genética) ou por uso de drogas e álcool.

Com a perda crônica de jing, a energia da medula celular não é nutrida e inicia-se um processo de desnutrição e degeneração com aumento da energia Yang do fígado (liberação de hormônio do estresse). Isso irá levar à degeneração e morte gradativa dos neurônios e destruição das sinapses: conexão entre células nervosas. Desse modo vai desaparecendo a fenda cerebral (onde se sedimenta a memória de longo prazo). Por isso a doença vem acompanhada da diminuição de massa cerebral.

A prevenção é fazer exercício físico. Estudos mostram a diminuição e inclusive a melhora da doença com práticas físicas, como citado pelo pesquisador Eric Larson da Universidade de Washington em Seattle. Outro método de prevenção é o uso de fitoterápicos como omega3, ginkobiloba e o selênio. A ação da acupuntura também pode ter um efeito preventivo assim como retardar a ação da doença.




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.