Rir realmente desopila o fígado e combate a depressão?

por Jou Eel Jia

Para quem vive num grande centro urbano, manter o bom humor e um sorriso no rosto pode não ser uma simples tarefa.

Continua após publicidade

Especialistas dizem que rir faz bem à saúde e pode até ajudar a combater a depressão.

"Rir libera serotonina, o hormônio da alegria, e ainda estimula a produção de endorfinas, substâncias de ação relaxante", diz a psicopedagoga Rumilda Fernandes, que coordena o Clube do Riso, Feliz, em São Paulo.

Como a medicina tradicional chinesa avalia a "risoterapia"?

O sorriso na MTC é a manifestação da energia do coração. Ele traz a harmonia para a circulação do ch'i (energia) em nosso corpo. Portanto, sorrir é uma arte. Saber sorrir nos momentos de dificuldade simboliza uma grande evolução e amadurecimento do espírito.

Continua após publicidade

A tendência do ser humano quando encontra um obstáculo para suas realizações é “fechar a cara” e contrair toda a musculatura do corpo se preparando para o ataque ou fuga.

Sorrir traz harmonia de espírito, faz com que a pessoa fique mais relaxada e consiga observar as circunstâncias que a envolvem. Tendo melhor leitura das circunstâncias a pessoa consegue lidar melhor com as ameaças exteriores.

Na MTC a energia do fígado é responsável pela resposta às agressões exteriores. Em estado de ameaça a energia do fígado pode estagnar, principalmente quando ele não consegue descarregar sua agressividade, tornando-se assim uma mágoa contida. Essa mágoa influencia todo o comportamento da pessoa e com o tempo acaba provocando desajuste de toda a fisiologia.

Continua após publicidade

Desobstruir a energia do fígado é essencial, o sorriso traz a harmonia e a paz no coração regulando assim a energia do fígado levando a um estado de contentamento interior, assim a pessoa pode aproveitar melhor os prazeres da vida e também o seu convívio social melhorando o ambiente afetivo do seu ciclo de relacionamento.