Tratamento de gota pela medicina tradicional chinesa

por Jou Eel Jia

Para a MTC, a gota é causada por uma formação de mucosidade que aflige a energia do baço-pâncreas. A consequência é um comprometimento da função renal. Essa atua como um filtro purificador.

Continua após publicidade

Existem duas causas principais para a formação dessa mucosidade (gota). A primeira por fatores externos causada pela alimentação. Alimentos como feijão preto e grão de bico podem formar essa turvacidade de energia e consequente mucosidade.

Algumas carnes de animais jovens como galeto, vitela, frutos do mar ou peixes jovens têm muita energia de umidade, que, uma vez em nosso organismo, causam a mucosidade que leva à gota.

Hoje se sabe que esses alimentos contêm grande quantidade de purina e isso favorece a produção de acido úrico, tendo como consequência a gota.

Outro fator é o consumo de álcool que causa num primeiro momento desidratação ou secura da energia e em seguida a mucosidade.

Continua após publicidade

Entre os fatores internos está a estagnação da energia de Ch’i do baço-pâncreas e por isso ele perde a capacidade de conversão desses alimentos, gerando assim a doença. Essa estagnação de energia representa muitas vezes alterações emocionais, principalmente relacionado ao excesso de preocupação e ansiedade.

Segundo a medicina ortomolecular, o excesso de liberação do hormônio do estresse pode influenciar na formação de acido úrico. A recomendação é cuidar da alimentação e manter uma vida mental saudável.

Recomenda-se chás que reduzam o acido úrico como: abacate, cavalinha e chapéu de couro.

Continua após publicidade

Consumo diário: um punhado de cada para uma xícara de água. Coar e tomar quatro vezes ao dia e reduzir o consumo de bebida alcoólica.