O que a MTC recomenda para tratar crianças hiperativas?

por Jou Eel Jia

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a criança hiperativa possui um aumento da energia yang do coração e do fígado, na prática isso acarreta uma aceleração do pensamento. Isso ocorre tanto na hiperatividade do comportamento como na compreensão de seu meio. Ou seja, essas crianças diferem das outras em relação ao nível de compreensão do mundo.

Continua após publicidade

A recomendação da MTC é trabalhar com a meditação e *lien ch’i, pois essas técnicas ajudam a criança a focar sua mente e isso traz grande benefício no seu aprendizado. A meditação e o lien ch’i ajudam a acalmar e a concentrar a mente.

Podemos ressaltar que as crianças hiperativas têm uma maior capacidade de aprendizado, só que a maioria das vezes a metodologia convencional de ensino é que não se adéqua a elas. Pode ser recomendada também a acupuntura que regula a ascensão da energia yang do coração e fígado.

*Faz a parte da Medicina Tradicional Chinesa treinar o fluxo de nossa energia, chamada pelos chineses de Ch'i, e treinar a nossa consciência, ou seja, treinar o Lien. Portando, esse é o objetivo do Lien Ch'i, desenvolver a energia e ampliar a consciência.