DESTAQUES

O que a MTC recomenda para fortalecer o sistema imunológico?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Acupuntura, fitoterapia, dietoterapia e meditação fortalecem imunologia

por Jou Eel Jia

A MTC é fundamentada em quatro pilares básicos que em conjunto ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

1º) Acupuntura - essa técnica ajuda a aumentar a imunidade através da estimulação com agulhas em pontos específicos no organismo, melhorando a energia de defesa conhecida como WEI QI.

2º) Fitoterapia – a cura através do consumo de ervas. Chás como mil folhas, guaco, cavalinha, cactus e salvia estimulam o sistema imune, pois têm grande quantidade de riboflavina que é necessária para formação de glóbulos vermelhos, a produção de anticorpos e respiração celular.

3º) Dietoterapia - melhora da imunidade através de uma alimentação saudável, carnes grelhadas, alimentos orgânicos e integrais. A nutrição do organismo é fundamental no processo de formação da energia.

4º) Práticas Corporais – através da prática do Lien Ch’i (veja aqui) e da meditação. Um estudo da Universidade da Califórnia indica que praticantes de meditação intensificaram a ação da enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico). As taxas de telomerase se mostraram cerca de 30% mais elevadas nas células do sistema imunológico dos voluntários que meditavam.

Estresse

O estresse libera hormônios como adrenalina e cortisol o que causa imunossupressão (diminuição da imunidade). No entanto, a prática de meditação diminui o estresse levando a um relaxamento mental e físico.




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.