Por que deve-se ensinar meditação na escola

por Nicole Witek

Segundo o jornal britânico "The Daily Telegraph", uma escola particular no sul de Londres permite a um grupo de alunos participar de um programa experimental, 'Meditação da Plena Consciência', desenvolvido pelas universidades de Oxford e Cambridge.

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Nós já conversamos sobre esse assunto, em um artigo anterior sobre Jon Kabat-Zinn, lembra-se? (clique aqui e leia)

Desde os anos 60 se fala dos benefícios da meditação. E há mais de 20 anos, nos Estados Unidos, Jon Kabat-Zinn comprovou a eficácia da prática da meditação por pacientes com doenças crônicas, sendo utilizada pelos hospitais no setor de oncologia.

A "Fundação David Lynch" patrocina, há vários anos, programas para as escolas das grandes cidades americanas.

No Brasil, poucas tentativas dessa natureza foram feitas para os adolescentes nos colégios. Tentei propor um tipo de meditação para preparar os alunos ao vestibular. Dar também a esses adolescentes ferramentas para enfrentarem os desafios da vida como as provas universitárias, tirar a carteira de habilitação, uma entrevista para um emprego, dentre outros. Infelizmente, não consegui fazer com que os diretores de colégio e empresários conscientizassem-se da importância da utilização desse programa no desenvolvimento de seus alunos. Como não sou uma docente da Universidade de Oxford e nem formada em Medicina, não me deram ouvidos; condições imprescindíveis hoje em dia.

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Há um receio por técnicas alternativas, que mesmo que estejam comprovados seus efeitos, ainda há medos e incertezas em torno delas. Existem muitos preconceitos, infelizmente.

Seria ótimo levar esse programa para o jovem. A tecnologia remete-o para o mundo externo, o som, a música, os meios de comunicação, tudo isso tira o contato com seu próprio silêncio. Introduzir a meditação nos colégios é uma oportunidade única desse jovem poder testar a imensidão de seus recursos internos. Assim sendo, dentro da cultura e da educação, esse jovem teria um momento de pleno contato consigo mesmo.

Uma pessoa que possa aliar o conhecimento das técnicas de meditação à pedagogia adaptada, seria um verdadeiro guru* para esse jovem que precisa conhecer como utilizar as técnicas para desenvolver suas capacidades mentais e adquirir uma confiança pessoal sólida. Essa última baseia-se em acreditar nos recursos intelectuais e racionais, no reconhecimento pelos professores, pais e amigos e na certeza de sua luz interior.

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Raramente os pais estão cientes disso. Se não for através da religião, é através da meditação que é um método objetivo que dá acesso ao seu potencial e às suas aptidões. Não precisa rezar em nenhuma igreja, templo e em nenhuma mesquita para proporcionar ao seu filho (s) esse momento único de intimidade consigo mesmo.

É nesse período também que as tentações para comportamentos arriscados aparecem: o consumo de substâncias tóxicas, a desistência de estudar, os comportamentos suicidas e as pulsões de violência contra os outros e contra si mesmo.

O aprendizado da meditação permite manter a distância para avaliar a situação. Ele servirá como prevenção a essas atitudes perigosas e garantirá o equilíbrio, a longo prazo, desse futuro adulto. Assim, ele poderá ser uma pessoa cuja opinião modifica o mundo ao seu redor… para melhor.

* Guru: mestre, guia em sânscrito