‘Bicho de Sete Cabeças’ traz visão errônea da psiquiatria

por Dr. Joel Rennó Jr.

Quem já não ouviu falar do premiado filme "Bicho de Sete Cabeças"? A película deve ser avaliada com senso crítico.

Continua após publicidade

Infelizmente na história das instituições psiquiátricas, houve casos de "manicômios" que adotaram um modelo médico-assistencial inadequado, desumano e antiético. Poucos profissionais inescrupulosos e despreparados também prestavam assistência negligente e incorreta aos portadores de transtornos mentais.

As indicações corretas das internações, muitas vezes motivadas por conflitos familiares, também eram questionáveis e merecedoras de contestação em determinadas situações.

A eletroconvulsoterapia (ECT), conhecida como eletrochoque, além de ser indicada de forma errônea, era aplicada com técnicas médicas incorretas, servindo até como instrumento de punição ou tortura, muito distante e distinta da realidade atual.

Entendo e sou sensível aos sofrimentos terríveis pelos quais passou o protagonista do filme Austregésilo Carrano. O filme tem sua validade ao trazer uma abordagem histórica, denunciando algumas das más práticas assistenciais prestadas em alguns manicômios ou instituições asilares. Isso foi há 30 anos. Inclusive o Hospital Psiquiátrico Espírita de Bom Retiro (Curitiba-PR), onde Austregésilo foi internado, está totalmente reformulado e tenho através de colegas boas referencias da instituição.

Continua após publicidade

Porém, a realidade atual é completamente diferente. Convido qualquer um a conhecer, por exemplo, o moderno Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e checar todos os pilares dos tratamentos praticados em nossa instituição tecnicamente corretos, éticos e humanos.

Reitero o meu respeito à dor do senhor Austregésilo. Porém, sua experiência pessoal e traumas vividos não devem disseminar generalizações falsas para os tratamentos psiquiátricos atuais.

A Associação Brasileira de Psiquiatria é uma entidade séria, organizada e bastante qualificada nas últimas décadas. Todos estão compromissados com a reciclagem do conhecimento médico dos seus associados, com o desenvolvimento científico e tecnológico das pesquisas da área de saúde mental, com o desenvolvimento de novas e múltiplas abordagens terapêuticas humanas, envolvendo os aspectos bio-psico-sociais dos transtornos mentais. A internação psiquiátrica para casos graves deve ser indicada por curto período de tempo.

Continua após publicidade

Filmes como esse, infelizmente, sem reflexões e críticas construtivas, acabam levando pacientes e familiares ao pânico, quando se torna necessária a internação que pode significar segurança, saúde e qualidade de vida, quando bem indicada e com a concordância de pacientes e familiares.

As neurociências, incluindo a psiquiatria, serão as estrelas do nosso presente século, levando a desenvolvimentos extraordinários que beneficiarão milhões de pacientes com transtornos mentais, incuráveis até então.

É comum recebermos nas clínicas e consultórios, inúmeros pacientes que só procuram o psiquiatra após anos de evolução de seus respectivos transtornos mentais, como depressão, transtornos de ansiedade, dependências químicas e psicoses. É um grande erro, tal conduta prejudica a evolução dos mesmos, podendo levar à cronicidade e incapacitação, o que não ocorreria dentro de um outro contexto.