Por que maioria dos sintomas físicos de depressão é de dor

por Joel Rennó Jr.

Depressão e somatização são duas situações que podem co-existir. Há inúmeras conexões entre o Sistema Nervoso Central (SNC) com os diversos órgãos e os sistemas neuro-hormonais.

Continua após publicidade

A relação entre depressão e dor deve ser focada nos neurotransmissores (substâncias químicas cerebrais que conectam as células nervosas), como a serotonina e a noradrenalina. Tais mediadores químicos, responsáveis pela modulação da dor, encontram-se diminuídos nos pacientes deprimidos. Alterações no sistema nervoso que controla a sensibilidade à dor ou no sistema límbico (que rege as emoções) causam uma mútua disfunção. Tanto a dor crônica pode levar à depressão, como o inverso também é verdadeiro.

Hoje, o transtorno depressivo é a maior causa de incapacitação do mundo. A depressão pode piorar o curso de várias doenças físicas. Por exemplo, pacientes que foram vítimas de infarto do miocárdio e que têm depressão não tratada são mais vulneráveis a novos ataques cardíacos, maior incapacitação e até à morte súbita.

Embora os sintomas depressivos sejam emocionais, como tristeza e anedonia (perda do prazer pelas atividades cotidianas), muitos sintomas físicos como fadiga, alterações do sono e apetite ocorrem nos deprimidos.

Dor e queixas gastrintestinais são também muito comuns em pacientes com depressão. A conhecida "síndrome do cólon irritável", uma doença intestinal que causa dores abdominais generalizadas, flatulência e alterações do hábito intestinal, após exames de colonoscopia negativos, tem grande porcentagem de pacientes com depressão.

Continua após publicidade

A dor associada com depressão é representada por cefaléia (dor de cabeça), dor lombar ou queixas em relação à musculatura e ao esqueleto.

Depressão: maioria dos sintomas é de dor

Um estudo publicado na conceituada revista científica britânica New England Journal of Medicine, com 1146 pacientes deprimidos, detectou uma taxa de 69% de sintomas físicos, como dor. A ansiedade também foi bastante comum em tais pacientes.

Continua após publicidade

Todo paciente com dor crônica deve ser investigado para depressão. Há variações quanto ao gênero na manifestação dos sintomas físicos.

A pesquisa de tais sintomas físicos da depressão é prejudicada porque algumas doenças clínicas como diabetes, asma, fibromialgia, desequilíbrios hormonais e artrite apresentam sintomas semelhantes que pioram com as situações estressoras.

Embora os mecanismos, pelos quais ocorre a interação entre a mente e o corpo, não sejam ainda totalmente compreendidos, há evidências recentes de grande relevância clínica. Pacientes diabéticos deprimidos têm um precário controle da glicemia – presença de glicose no sangue. Vítimas de acidentes vasculares cerebrais ("derrames"), com depressão, têm desempenho pior nos programas de reabilitação. A depressão reduz a expectativa de vida das pessoas.

Depressão X qualidade de vida

O tratamento da depressão deve ter como objetivo a completa remissão dos sintomas, com retorno da funcionalidade do paciente, no dia-a-dia. É muito comum, na minha prática clínica, observar pacientes com sintomas residuais da depressão, ou seja, que ainda têm alguns sintomas da doença e prejuízos na sua qualidade de vida.

Uma relação médico-paciente, fortalecida e confiável, é fundamental para o entendimento global de todas as peculiaridades que envolvem as medidas terapêuticas, medicamentosas ou psicológicas.

Finalizando, o tratamento do paciente com dor crônica e depressão responde melhor aos antidepressivos com duplo mecanismo de ação (que atuam tanto na serotonina quanto na noradrenalina). É evidente que só a medicação, embora importante, não resolva. Deverá haver uma equipe multidisciplinar, coesa e interessada pelo todo do paciente, composta por fisioterapeutas, psicólogos, médicos acupunturistas, clínicos gerais e psiquiatras, entre outros. Até mesmo valores culturais e sistemas de crenças devem ser trabalhados.