Em que patamar me encontro em determinado propósito de minha vida?

por Dulce Magalhães

Quando pensamos em progresso a visão é de algo que melhora continuamente, se aprimora e resulta em sucesso. Portanto, progredir é uma boa coisa, certo? Em tese sim. Porém, nem sempre progredimos na direção de nossos propósitos. Uma pessoa que está fora de sua vocação, mas progride na carreira que está exercendo, acaba se afastando cada vez mais de si mesma.

Continua após publicidade

Dessa forma, progredir não é suficiente, é preciso escolher a direção em que queremos progredir. E essa escolha é, por si mesma, um aspecto do progresso. A decisão do rumo que vamos dar à nossa vida é a definição da qualidade de progresso que almejamos. É preciso ter em conta que progresso e melhoria são aspectos gêmeos de um mesmo e só movimento.

Para progredir é preciso melhorar e vice-versa. Apesar de progresso ser algo que podemos aspirar e até escolher, é a melhoria contínua que nos permite alcançar essa condição progressista. Assim, vamos focar naquilo que podemos gerenciar no processo do progresso, nossa melhoria.

Para melhorar em qualquer aspecto da vida ou carreira, antes precisamos estabelecer em que patamar nos encontramos, qual o ponto de partida. Isso exige um diagnóstico, uma revisão do que estamos fazendo e de como o fazemos.

Em que patamar me encontro em determinado propósito aspecto de minha vida?

Continua após publicidade

1. Quais são minhas habilidades conhecidas e já testadas?

2. Nas tarefas que executo atualmente coloco essas habilidades em prática?

3. Essas tarefas exigem o desenvolvimento de novas habilidades?

Continua após publicidade

4. Aprendo coisas novas? Com que facilidade?

5. Me relaciono de forma efetiva e afetiva?

6. Tenho clareza de meus propósitos?

7. Minhas atividades estão em sintonia com esses propósitos?

8. O que sinto falta de aprender ou fazer para atingir meus propósitos?

Você pode acrescentar perguntas a essa lista. Este é só um começo, uma forma de investigar em que ponto de seu processo você se encontra. A partir daí é possível mapear oportunidades de aprendizagem, relacionamentos, desenvolvimento de habilidades… Enfim, oportunidades de progresso que demandarão uma melhoria em cada ponto que foi identificado no diagnóstico.

É possível mudar, crescer e progredir em todos os pontos de sua vida, sem que seja necessário qualquer recurso adicional. Com as habilidades, conhecimentos, recursos e relacionamentos que você possui hoje, pode-se fazer grandes e contínuas melhorias, provendo condições para um progresso consistente e perene. Contudo, é preciso levar em conta que isso depende exclusivamente de sua decisão, da escolha de se transformar e se aprimorar. Isso já é, por si só, uma grande melhoria que pode alterar todo o processo de sua vida e carreira. Suerte!