Método do yoga é totalmente prático

por Nicole Witek

O yoga é um método de desenvolvimento completo, desde a flexibilidade do corpo e a liberação das articulações para o movimento correto, até a descoberta do seu próprio bem-estar e das metas para a ação e sua realização.

Continua após publicidade

Muitas vezes, as pessoas são atraídas para a melhora da saúde e gradativamente ficam interessadas pelos efeitos do yoga em suas vidas. Tudo se transforma sem grandes traumas, para melhor.

Aqui está um exemplo do que acontece com quem sofre de hipertensão: a pressão sanguínea é permanentemente elevada, o que gera o sofrimento de vários órgãos, começando pelos rins e afetando outros órgãos, como o coração, no seu papel de distribuidor de sangue para o corpo.

O professor de yoga não é um médico, e não pode dar nenhum diagnóstico. Ele, com base no diagnóstico médico, pode guiar a pessoa na aplicação da ciência do yoga que oferece um conjunto de técnicas que falam tanto para o corpo como para a mente. Essas técnicas visam conectar novamente os rins ao sistema nervoso e devolver a vida que nunca deveria ter “desocupado” esse lugar do corpo.

Enquanto estou escrevendo, três grandes sistemas atuam no meu corpo, se completam, conversam, e às vezes fazem o trabalho em dobro: o sistema nervoso, o sistema hormonal, o sistema imunológico. Milhões de recados são mandados a cada segundo, dos órgãos até o cérebro, do cérebro até o músculo, do coração até o fígado, do fígado até a medula espinal (ou espinhal), da medula até o cérebro, etc. (1)

Continua após publicidade

Como saber onde a transmissão de informação está bloqueada?

Na verdade, ninguém poderá saber. Nem o médico que propõe um tratamento sabe. Ele só pode corrigir os sintomas e fazer com que a pressão arterial, por via química, seja abaixada para que o rim não sofra. Ao longo prazo, é a saúde completa do paciente que está em perigo.

Onde insuflar vida nos trilhões de células que se multiplicam em “trilhões de trilhões de átomos”, em números astronômicos de partículas que são voláteis e se transformam, desaparecem e atravessam o corpo a cada milissegundo?

Continua após publicidade

Para o yoga, a mente é o componente mais forte que pode perturbar o funcionamento correto do corpo.

O yoga propõe um conjunto de técnicas que ativam a comunicação e o transporte de informação para cada célula. Desde a atividade mais simples de deixar atuar a força da gravidade sobre os rins, como também a mecânica da compressão e descompressão dos órgãos por meio da respiração e da posição (chamada postura), até a meditação sutil que injeta um trem de informação apropriada para alcançar o funcionamento perfeito dos rins e de todos os órgãos internos numa perfeita harmonia.

Áreas de atuação do yoga:

1- Atuação do yoga sobre o sistema circulatório: sobre o sistema de vasos e do sangue que nutre os tecidos levando oxigênio para cada célula.

2- Atuação sobre o coração e sistema respiratório: o ciclo do coração está ligado aos ciclos respiratórios

3 – Atuação sobre o sistema nervoso autônomo: as contrações são comandadas pelo sistema simpático que acelera os batimentos cardíacos enquanto o sistema parassimpático desacelera. Quando estamos tensos, o sistema se acelera e os vasos sanguíneos se contraem, forçando o fluxo do sangue nas artérias e no coração.

4- Atuação sobre a mente: o yoga ensina o jeito correto de relaxar através do relaxamento da mente, que propicia além do relaxamento dos músculos esqueléticos, o relaxamento dos órgãos profundos e das paredes dos vasos.

5- Atuação sobre as emoções: substituir as emoções de medo e ansiedade que fazem o hipotálamo (3) gerar ao corpo um permanente modo "estresse", por emoções que sustentam a saúde e o equilíbrio.

6 – Atuação sobre o jeito de responder às situações: cultivar o contentamento, buscar o lindo atrás do feio. Aceitar os eventos com a mente relaxada é uma atitude positiva, sabendo que não se obtém nada de maneira tensa. A sobrevivência e a felicidade requerem que nossa mente abranja a situação na sua complexidade e que tenhamos uma visão de cima, para sofrer o mínimo e ficar no nosso eixo.


Aqui esta o hipotálamo, glândula minúscula servindo de interface com as emoções e o mundo externo.

7 – Incentivar uma atitude meditativa para com o mundo, para conseguir controlar a adrenalina (4) e impedir que o sistema simpático acelere. Compreender melhor a interação entre a mente e o corpo. Através da meditação, a mente se torna mais relaxada, o que evita as frustrações e transforma a visão geral sobre o mundo.

Acho muito interessante consultar o site da Bihar School of Yoga que explica a sequência inteira de Pawanamuktasanas, cujo interesse é a circulação de energia vital e a concentração sobre cada articulação do corpo. Essa sequência aquieta todo o corpo e a mente.
http://www.biharyoga.net/yoga-vision/other-practices/

Com um conhecimento do corpo, do seu sistema de abastecimento em energia, do poder da mente nos estados físicos e psíquicos, na ligação melhor com a alma, podemos ajudar o aluno a viver melhor, de maneira mais integrada, cuja consequência é a instalação natural do bem-estar e da saúde.

(1)Pr. Andre Giordan, Mon corps la première merveille du monde
(2) Dr. Swami Shankardevananda "The effects of Yoga on hypertension"
(3) hipotálamo: veja a definição de wikipedia: O hipotálamo (do idioma grego antigo, sob o tálamo) é uma região do encéfalo dos mamíferos (tamanho aproximado ao de uma amêndoa) localizado sob o tálamo, formando uma importante área na região central do diencéfalo, tendo como função regular determinados processos metabólicos e outras atividades autonomas.

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.