Minha ansiedade requer ajuda psicológica?

por Ana Maria Costa

A ansiedade é um sintoma ou um sinal frente a uma a expectativa de que algo está prestes a acontecer. Trata-se de uma característica biológica do ser humano que antecede aos momentos de perigo real ou imaginário.

Continua após publicidade

Momentos reais são as situações do nosso cotidiano como:

– Trânsito, congestionamento
– Segurança;
– Custo de vida;
– Desemprego;
– Poluição, clima;
– Nossa saúde e muitas outras situações de nossas vidas.

Momentos imaginários são as situações onde nós damos um valor e uma importância; diz respeito à nossa vida particular e aos nossos anseios como:

– Ter sucesso profissional conforme o que acreditamos ser importante;
– Desempenhar bem nosso papel social frente a uma pessoa que estamos envolvidos, segundo o que gostaríamos de expressar;
– Encarar desafios que envolvam nossa capacidade intelectual frente a situações que para nós têm um significado;
– Preocupar-se com a aceitação das pessoas no que diz respeito ao convivio social: "Vou conseguir um aumento de salário?", " Meu chefe vai me elogiar?", "Vou fazer a viagem que planejei?"

Continua após publicidade

Como surge a ansiedade?

Durante todo o tempo estamos vivendo e passando por situações onde temos que, por vezes, nos adaptar. Quando interpretamos o que estamos vivemos como bom e correto estamos tranquilos. Porém, quando a nossa interpretação é de que algo está errado e/ou estamos vivendo algo que nos ameaça de alguma forma, instala-se uma ansiedade frente a esse fato.

Ansiedade pode ser boa ou ruim

Continua após publicidade

Ela é boa quando nos ajuda a enfrentar as situações e temos bons resultados, pois nos empenhamos mais, nos preparamos melhor e atingimos nossas metas.

Quanto a ansiedade é exagerada, tira o sono, o humor e causa confusão mental ao ponto de atrapalhar o desempenho, consideramos que estamos diante de uma ansiedade ruim. É hora de rever a forma como esta sendo conduzida a nossa vida.

Quais são os sintomas da ansiedade?

› batimento cardíaco e acelerado;
› respiração alterada;
› suor excessivo; mãos úmidas;
› tensão muscular;
› tremor nas pernas incontrolável;
› dificuldade para engolir (nó na garganta)
› vertigem;
› ato de roer unhas;
› agitação nos braços, mãos e etc.

Quando procurar ajuda?

É muito importante que a ansiedade não cause prejuizos na vida social, emocional e no desepenho em geral. Excesso de pensamentos onde as preocupações tomam a maior parte do dia das pessoas é motivo para procurar uma ajuda psicológica.

Preocupações são normais, mas excessos onde a tranquilidade fique comprometida e altere a vida das pessoas não é saudável.

Existem momentos em nossas vidas onde nos vemos diante de problemas reais que exigem nossa concentração, porém existem pessoas que estão sempre vivendo assim, nunca estão tranquilas.

Uma ajuda psicológica é no sentido de procurar rever a forma como as expectativas estão sendo geradas e lidar com fatos mais realistas.