E quando o antidepressivo afeta a libido. O que fazer?

por Margareth dos Reis

"Minha esposa toma Diazepan e Fluoxetina e segundo ela isso está afetando sua libido. Há alguma maneira de melhorar isso sem a interrupção do remédio?"

Continua após publicidade

Resposta: Embora os casais possam e devam renovar suas motivações sexuais sempre que se fizer necessário criar novos estímulos para melhorar a interação íntima; se a sua esposa percebe diminuição da libido devido aos medicamentos que ela toma, é importante ela reportar essa informação ao médico que a acompanha.

Muitas mulheres apresentam disfunção sexual em decorrência do uso de antidepressivos, sendo as queixas mais prevalentes a diminuição da libido e a dificuldade de atingir o orgasmo. Assim, o conhecimento do médico sobre o histórico de vida sexual de sua esposa até ele iniciar a terapia medicamentosa e o que ela relata sobre a sua função sexual após o início do tratamento, poderá contribuir com a conduta terapêutica dele daqui para frente em relação à dosagem, substituição de um antidepressivo por outro ou indicação de alguma droga para ser aliada à já utilizada etc (incluindo orientações necessárias dele que possam visar a melhora geral da sua esposa).