Minha esposa é muito passiva em relação ao sexo. O que eu faço?

Sandra Vasques

"Amo muito minha esposa, adoro fazer amor com ela. Durante esses 14 anos de relacionamento ela me procurou para fazer amor raríssimas vezes. Quando estamos juntos, é nítido que eu estou transando com ela, mas ela não está comigo. Ela não explora meu corpo e fica sempre esperando que eu imponha o ritmo; nunca toma a iniciativa e seu apetite sexual é reduzido. Se depender dela, transamos uma vez a cada dois meses."

Continua após publicidade

Resposta: O sexo pode se tornar inviável para um casal, se não há ternura, carinho e companheirismo, pela mágoa e distanciamento que vai imperando na relação. No entanto, a existência daquele trio, não garante uma vida sexual satisfatória. Transar gostoso depende de outros aspectos que precisam existir em cada um e no casal.

Intimidade consigo, gostar do próprio corpo, ter liberdade para tocar-se e buscar prazer, explorar as sensações que vão surgindo. Além disso, perceber o sexo como algo bom, saudável e desejável para si. São alguns aspectos pessoais que precedem a etapa da intimidade com o outro e nesse caso, de sua esposa com você e vice-versa. Assim, quando você busca sua mulher para transar, é preciso que ela ache algo bom, desejável, estimulante ter você olhando, tocando, experimentando seu corpo. Mas se ela foi educada e adquiriu valores fortes, em que o fato de gostar de sexo e se permitir o prazer é visto como algo que desvaloriza e ameaça sua segurança, ela não vai se liberar para isso e muito menos para tomar a iniciativa. E ainda, se ela teve experiências negativas em relação ao sexo, como abuso sexual e estupro, o toque sensual ao invés de prazer pode trazer a memória de desprazer, subjugação e raiva.

Por outro lado, é preciso que você avalie sinceramente se esse distanciamento sempre existiu ou se surgiu a partir de determinado momento. Situações mal resolvidas pelo casal podem interferir uma vida inteira para não permitir um sexo gostoso.

Mas enfim, se você já conversou com sua esposa sobre sua necessidade de mudar o ritmo e a qualidade das transas e não houve mudanças, se você percebe que ela é feliz ao seu lado e que a questão é dificuldade localizada em relação ao sexo, certamente vocês precisam de ajuda para se ajustar. Ela em especial, provavelmente precisará de ajuda psicológica para superar as dificuldades que a impedem de viver um sexo prazeroso e mais frequente com você. Estimule-a a procurar ajuda ou como alternativa, uma terapia de casal. Se ela não quiser, você precisará fazer a sua escolha. Aceitar os limites dela ou ir em busca de viver sua sexualidade de outra forma satisfatória, mantendo ou não o casamento, o que vai depender de seus valores e do contrato do casal. Boa sorte!
 

Continua após publicidade