Armadilhas por trás do orgasmo

por Marcelo Toniette

"Estou casada há 4 meses e nunca em minhas relações sexuais consegui atingir o orgasmo com a penetração. Será que o problema está em mim ou em meu marido? Nem mesmo ele me estimulando, coisa que antes de casarmos era muito fácil sem penetração. Agora, depois de casada, nem assim sinto prazer. Já estou ficando desestimulada para transarmos. E ele também vejo que esta sem motivação."

Continua após publicidade

Resposta: Primeiro: nada de cair nessa armadilha de buscar culpados pelo problema que você e seu marido atravessam. Um ficar jogando a culpa, ou a origem do problema no outro, não trará nenhuma ajuda ou melhoria para vocês dois. Isso só aumentará o clima de desconforto e de frustração.

Você diz que nunca sentiu orgasmo na penetração. Calma! Muitas mulheres não atingem orgasmo na penetração. Isso se aprende com o tempo, ao longo das relações, percebendo as sensações prazerosas do contato sexual, tendo paciência e respeito aos seus próprios limites. Outra armadilha é a cobrança de conseguir orgasmo a todo custo.

Quanto mais você se cobrar a ter orgasmos, mais terá a dificuldade de obtê-los.

Lendo a sua pergunta percebo que a cobrança e impaciência já é tanta que você e seu marido estão caindo na desmotivação. Aos 4 meses de casados já caírem no marasmo não é um bom sinal! Lembre-se que nem sempre as coisas acontecem do jeito que idealizamos. Que tal transformar a realidade que vocês vivem em algo positivo e gratificante para ambos? O permitir-se aprender e descobrir novas possibilidades são fundamentais nesse processo.

Continua após publicidade

Masturbação: bom caminho para o orgasmo

Vamos ao princípio. Descubra em você a forma que mais sente prazer, ou a forma que facilite você a obter orgasmo. Um caminho interessante seria você descobrir isso por meio da masturbação. Desse modo, você identifica de que forma gosta de ser tocada para obter prazer. O passo seguinte é falar com seu marido o jeito que você mais gosta de ser estimulada.

Ao longo da penetração, descubram uma posição que estimule mais aqueles pontos que vocês têm prazer.

Continua após publicidade

Em vez de focar no objetivo final do orgasmo, concentre-se e aproveite as sensações prazerosas da relação.

A percepção dessas sensações é fundamental para se chegar lá. Em outras palavras, invista no prazer de relacionar-se sexualmente com seu marido.

Quanto mais você sentir-se relaxada e consciente das sensações prazerosas do encontro sexual, maiores serão as chances de obter orgasmo na relação. Só não foque demais no objetivo final, mas no processo de se chegar lá.

Nada de ficar a ver navios. O sucesso de uma relação depende sempre da disponibilidade de investimento afetivo do casal. Em vez de lamentar que as coisas não aconteçam do jeito que você e seu marido queriam, é hora de fortalecer os laços entre vocês. Uma relação a dois é sustentada principalmente pelo afeto, pela cumplicidade, pelo companheirismo, pela confiança e pelo respeito. Tendo isso em perspectiva, é hora de celebrar a união de vocês dois. Um dos caminhos é o de lançarem-se à brincadeira e à descoberta de sensações e possibilidades do compartilhar prazer.