Dupla jornada da mulher posterga sexo para fim de semana

por Valéria Meirelles

"Comecei a trabalhar há dois meses e não estou sabendo conciliar. Tenho três filhas. Chego em casa tão cansada que nem para o meu marido tenho tempo. Não tenho vontade nem de ter relações."

Continua após publicidade

Resposta: Para uma mulher, conciliar trabalho com família e casamento é um grande desafio. Porém, muitas dão conta e certamente você também conseguirá. O cansaço que sente é natural, pois está se adaptando a uma nova rotina de vida, com demandas diferentes e pressões. Só sugiro que fique atenta, caso o cansaço continue, faça uma consulta médica.

Fico aqui me perguntando se você preparou suas filhas para a ausência que o trabalho lhe demanda.

Como disse a elas que iria trabalhar? Mostrou o lugar, falou da importância do trabalho em sua vida e na vida da família, incluindo o aspecto financeiro? Organizou e orientou suas filhas a realizarem algumas tarefas domésticas como arrumar a cama, lavar pratos, arrumar uma mesa, manter a sala em ordem? Quanto da rotina doméstica teve que ser alterada com seu trabalho?

Sexo X carreira

Continua após publicidade

Em relação ao marido, idem: conversaram sobre seu trabalho? Ele lhe ajuda em casa e a incentiva? É importante incluí-lo nesta história, pois o apoio do marido contribui muito para a estabilidade familiar. Quanto à sexualidade, infelizmente é a parte mais sacrificada. Todas as mulheres que entrevistei para minha pesquisa de mestrado disseram que o cansaço é um inimigo que posterga para os finais de semana as relações sexuais. Mais um motivo para conversar com seu marido.

Estratégias

Há algumas estratégias para dar conta disto tudo: procure manter o bom humor, acione uma rede de suporte (empregada, avós, tias, escolas) para ajudar na rotina, faça uso da tecnologia para simplificar e agilizar a vida doméstica. Com o marido, resgate um pouco do romance (lembra-se da época de namoro?) e não abra mão de um momento só com ele, nem se for para darem juntos uma volta no quarteirão ou tomar um cafézinho. Veja, não é uma fórmula, mas algumas sugestões baseadas em minhas pesquisas e nas de outros colegas, na prática profissional e na minha própria vivência.

Continua após publicidade

Encontre um jeito seu, convide suas filhas e marido a participarem e muito sucesso!

Valéria Meirelles: psicóloga, psicoterapeuta e Mestre em Psicologia Clínica

Atenção!
Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como um atendimento