Definição: faz mal malhar o mesmo músculo todos os dias com peso leve e com mais repetições?

por Milena Liste

"Sei que não se pode malhar pesado todos os dias. Por que o hipertenso tem de tomar cuidado ao fazer musculação?"

Continua após publicidade

Resposta: Musculação diária para o mesmo grupo muscular com carga leve realmente diminui o risco de lesão, apesar de ser monótono.

Quando você se exercita, o tecido muscular deve se regenerar do desgaste sofrido. Quanto mais intenso ou pesado o exercício, maior será o tempo regenerativo ou recuperativo.

Além do mais, não é só a fibra muscular em questão que precisa se regenerar, mas a capa do músculo (fascia muscular), o tendão (parte final ou inicial do músculo, que insere ou origina-se no osso).

Tanto as fibras musculares, que perfazem o ventre muscular, como o tendão são parecidos como um cabo ou cabos de fibra ótica. Quando você se exercita, não necessariamente todas as fibras são ativadas, pois depende da carga e do tipo do exercício. Portanto, se você realiza bíceps braquial todos os dias; se realizar com carga leve e modificar a posição da sua mão (tipo supinada, pronada ou martelo), variando todos os dias a posição ou em aparelhos diferentes, pode sim fazer. Dessa forma, estará usando diferentes regiões do seu cabo de fibra ótica.

Continua após publicidade

Quanto à questão sobre pressão arterial e musculação, vou tentar te explicar:

Parta do principio que quando você se exercita, a região que está no exercício deve receber muito mais sangue rico em oxigênio e nutrientes através das artérias e após a utilização desses componentes, voltar esse sangue – de volta para o coração, através das veias. Durante o exercício, a região exercitada fica com as artérias e veias mais dilatadas para poder suprir a demanda de sangue: chamamos isso de vasodilatação. Uma vez dilatadas, a pressão nas artérias e veias (pressão arterial) dessa região diminui.

Consequentemente, quando o corpo vasodilata uma região, o corpo inteligentemente vasocomprime as demais regiões (leva a um aumento de pressão arterial nessas regiões). Por exemplo, atividade aeróbica (exercícios aeróbicos são cíclicos, repetitivos, usam mais de 70% do corpo, longa duração e cargas leves): caminhada, corrida moderada, natação, remo, ciclismo… o principal grupo muscular são os membros inferiores que, se somados, chegam a mais de 70% dos músculos do corpo humano. Para realizar esses exercícios, ocorre a vasodilatação em 70% dos músculos do corpo humano, gerando uma diminuição de pressão arterial. Os outros lugares do corpo ficam com uma vasocompressão. Se colocarmos na balança, a vasodilatação é proporcionalmente maior que a vasocompressão, gerando uma diminuição da pressão arterial do corpo.

Continua após publicidade

Já na musculação, por exemplo, exercícios para uma região pequena e específica de um segmento corporal, os exercícios para os membros superiores perfazem no máximo 30% dos músculos do corpo. Se a musculação for de alta até a cargas moderadas e/ou realizada numa alta velocidade, força e potência, respectivamente, ocorrerá uma vasodilatação nos membros superiores (para chegar sangue suficiente) e uma vasocompressão no restante do corpo. Para uma pessoa normotensa, isso não tem problema, mas para um hipertenso, no somatório, haverá uma diminuição de pressão nos membros superiores, mas um aumento na pressão no restante do corpo-cabeça, tronco e pernas. Traduz se assim: cabeça: cérebro – risco de acidente vascular cerebral (AVC); tronco: órgãos vital, coração – risco de infarto e rins – risco de falência renal.

Ufa! Espero que você tenha entendido o porquê do hipertenso ter bom senso ao realizar musculação. Bons treinos!