Musculação é benéfico ou prejudicial para quem tem varizes?

por Simone Sarti

"Chamo-me *Célia tenho 33 anos, faço musculação pesada para as pernas. Estou preocupada com as varizes. Já tinha na batata da perna esquerda, com a musculação as varizes cresceram e agora aparecem também na coxa. Isso pode ser da musculação?"

Continua após publicidade

Resposta: Felizmente os benefícios da musculação nesse caso já estão bem divulgados.

Médicos e especialistas no assunto não só permitem, como recomendam que se faça qualquer atividade física, desde que bem orientada, pois é de grande importância o papel da musculatura no retorno venoso, uma vez que troncos venosos se situam junto a grandes grupos musculares.

Para que o fluxo venoso (circulação sanguinea) vença a força da gravidade e leve de volta o sangue ao coração, ele precisa da contração muscular e uma pressão abdominal negativa, que é o momento da expiração total. Portanto, um trabalho de tonificação e hipertrofia da musculatura dos membros inferiores, principalmente panturrilha (batata da perna) e pés, é perfeitamente recomendável.

Mas, atenção, pois existem graus diferentes de comprometimento e o histórico do paciente deve ser levado em conta.

Continua após publicidade

Quem não tem predisposição para varizes não as terá só por que faz ginástica com pesos.

Se você tem histórico familiar ou já tem varizes, deve obrigatoriamente passar pelo médico angiologista, para que ele faça uma boa avaliação e procure tomar alguns cuidados na musculação:

a) exercícios que são feitos em pé, podem ser adaptados para serem feitos sentados ou deitados, isso alivia a sobrecarga nas pernas;

Continua após publicidade

b) não faça exercícios em apneia (prendendo a respiração). Respire livremente e capriche na expiração;

c) dê ênfase ao trabalho de resistência muscular localizada e o professor deve indicar o peso adequado para cada exercício;

d) fortaleça toda a musculatura dos membros inferiores, principalmente das panturrilhas;

e) use roupas leves que não apertem na cintura e calçados leves e anatômicos.

Outras dicas são: não fume; mantenha o seu peso na faixa ideal; acrescente fibras na alimentação para evitar constipação intestinal (intestino preso); as atividades devem ser feitas regularmente e orientadas por um professor que domine o assunto em questão; se tiver que ficar parado em pé ou sentado por muito tempo movimente as pernas, ficando na ponta dos pés e voltando a apoiar o calcanhar no chão diversas vezes para trabalhar a musculatura.

Outras atividades como caminhadas, dança, corrida, ciclismo, hidroginástica, também não tem contraindicações.

*Nome fictício