Tenho 19 anos, iniciei um namoro há um mês e descobri que ele tem outra, que está grávida

por Anette Lewin

Resposta: Falar coisas bonitas é muito fácil, qualquer um faz. Agora, ter atitudes dignas é mais complicado… Você tem 19 anos, é jovem tem todas as chances de encontrar alguém que goste de você de verdade e vai ficar ouvindo as palavras bonitas de uma pessoa que engravidou outra mulher? Pense bem, se palavras bonitas são suficientes para você, é sinal que sua autoestima está muito baixa. Uma pessoa que se respeita quer mais do que isso.

Continua após publicidade

Dei um tempo no namoro de cinco anos, nesse interim, apareceu um outro que roubou um beijo dela, mas nós voltamos
Eles são da mesma turma, ela vai fazer uma viagem de fim de semana com a turma, e ele vai, estou morrendo de ciúme

Resposta: Não vale a pena você se torturar desse jeito em função de um passeio de fim de semana. Não é assim que se resolvem as coisas. Nesses dias você tem que esfriar a cabeça, tentar relaxar se puder, e deixar resoluções definitivas para tomar junto com ela, quando ela voltar. Afinal, ela foi sincera com você, tentou abrir o jogo e você está reagindo de forma exagerada. Não é um fim de semana que vai destruir cinco anos de namoro. Pense nisso.

Dizem que não tenho namorado porque sou um engodo
Minhas amigas e minha mãe dizem que não consigo namorado porque sou um engodo. Tenho cara de menininha, mas sou independente e arrojada demais: ganho bem, moro sozinha, toco em uma banda de rock, levo meu próprio carro para a oficina, etc. Será que elas têm razão? Tenho 28 anos e há seis anos não namoro ninguém, apesar de querer muito

Resposta: Não acredito que você com todas essas características, seja frágil, a ponto de "querer e não poder"… Talvez, você se recuse a colocar alguém na sua vida, sem ter um motivo para isso. Você conquistou sua autosuficiência. É mais saudável assumir essa conquista por inteiro, ao invés de pensar em destruí-la transformando-a em seu carrasco afetivo. Acredito que na hora em que você encontrar lugar para um par em sua vida, você vai deixá-lo entrar. O mais provável é que, por enquanto, todos os espaços ainda se encontrem ocupados pela sua tarefa de se "construir" individualmente, que aliás, é básico para se ter uma boa relação a dois. Agora ou mais para frente.

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento