Resolva os conflitos no namoro

por Anette Lewin

Moro em Santos e ele em São Paulo e nosso namoro esfriou
Ele chegou a ter uma recaída pela ex-mulher, mas diz que me ama e justifica essa distância em função de um momento difícil, cheio de problemas pessoais. Não sei mais como agir

Continua após publicidade

Resposta: Tudo depende muito do que você espera dessa relação. O que tem acontecido é que vocês estão namorando à distância e parece que, pelo menos para você, esse namoro é bastante frustrante. Existe uma distância muito grande entre o que ele fala para você e o que ele faz por você.

Se ele realmente tem outros problemas para resolver e não quer dividir esses problemas com você, se os momentos a dois estão cada vez mais raros, se ele tem recaídas pela ex, o que você ganha nessa relação? Será que ela vai mudar milagrosamente? É claro que não! Converse com ele e coloque o que você espera da relação, pois ficar esperando pode te frustrar ainda mais.

Eu amo um garoto, mas ele não quer ficar comigo
Ele esta namorando e parece estar apaixonado. O que eu faço para ele ficar comigo e aprender a me amar?

Resposta: Será que você "ama" mesmo o garoto ou "quer"esse garoto para você? Sabe por que eu estou perguntando? Porque quem ama respeita o sentimento da pessoa amada. Se o garoto está namorando e está apaixonado a melhor coisa que você pode fazer é respeitar a escolha dele e não tentar interferir… Você me parece jovem, e, com certeza, vai encontrar alguém que goste de você e que esteja livre. Começar a vida amorosa tirando o namorado de alguém é começar errando. E depois, mesmo que você consiga tirar o namorado dessa garota, quem garante que daqui a algum tempo alguém não vai tirá-lo de você? Sim, porque, se ele largar a menina para ficar com você é sinal de que ele é volúvel e pode aceitar a cantada de outra, e mais outra e mais outra, não é? Pense nisso e decida!

Continua após publicidade

Meu namorado me traiu, mas foi só um beijo e nada mais
Ele me contou porque disse que quando fez isso, só gostava de mim, mas agora diz que me ama

Resposta: Seu namorado falou da evolução dos sentimentos dele com relação a você de uma forma bem clara. Se você gosta dele, deixe essa relação se aprofundar mais um pouco. Assim você poderá tomar sua decisão de uma forma mais consciente e evitar se arrepender depois.

Por que não consigo gostar de ninguém?

Continua após publicidade

Resposta: Talvez porque você ainda não refletiu direito sobre o que seja gostar de alguém! A sensação de gostar não é exatamente mágica, não acontece de um momento para o outro. Ela exige paciência. Num primeiro momento você pode gostar da aparência de alguém, mas a pessoa não se resume a uma figura bonita. Talvez embora você queira, tenha medo de se envolver e, não estar nem aí, seja uma defesa; talvez, você por enquanto curta apenas a conquista, mas não sabe direito o que fazer com quem conquistou; talvez você ainda ainda não esteja maduro para ficar com uma só pessoa. Enfim, pense sobre tudo isso e não tenha pressa. Em geral o amor chega sem avisar.

Como fazer meu namorado sentir ciúme de mim?
Ele é 'fissurado' em futebol e vive para isso

Resposta: Acredito que exista um lugar para você e para o jogo de futebol na vida de seu namorado. É só você entender que as pessoas precisam de afeto, mas também precisam de distração. Deixe seu namorado assistir ao jogo e, enquanto isso, arrume alguma coisa agradável para fazer. Agora, com relação a fazer seu namorado sentir ciúme, talvez você esteja sendo muito óbvia, demonstrando que está ligada demais nele. Só sentimos ciúme quando sentimos alguma insegurança. Nesse aspecto vale o velho conselho de nossas avós: não demonstrem tudo o que sentem. Parece bobagem? Parece falsidade? Não, não é. O amor é um jogo e em qualquer jogo nunca mostramos todas as cartas, não é? Pense nisso.

Meu namorado tem um grave problema de mentir
Ele mentiu sobre coisas básicas da vida dele, sobre a formação profissional, sobre sua infância, sobre coisas bem recentes como viagens que nunca foram feitas…

Resposta: Mentir o tempo todo reflete um problema de insegurança. A pessoa não mostra o que é para mostrar aquilo que gostaria de ser. Pode também sinalizar problemas de caráter. Ou seja, uma frieza afetiva onde a pessoa mente para conseguir aquilo que a satisfaz sem pensar no outro. No caso de seu namorado, parece tratar-se mais do primeiro caso. Fique de olho sim, mas não como alguém que julga e condena. Converse com ele e proponha que vocês trabalhem juntos para conseguir uma relação mais aberta onde não haja a necessidade de se mentir tanto, mesmo que isso cause algumas decepções para ambos. Lembre-se, que nada melhor do que o afeto e a tolerância para melhorar a auto-estima de qualquer pessoa.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento