Saída dos filhos de casa: ótima oportunidade para pais resgatarem o namoro

por Tatiana Ades

Muitos casais se sentem desolados e até depressivos no momento em que os filhos adolescentes saem de casa.

Continua após publicidade

A percepção de que não terão mais os filhos para cuidar, pode gerar um sentimento de vazio profundo, uma sensação de luto: a isso chamamos de ninho vazio.

Porém, há formas de lidar com essa situação amenizando-a, tornando-a até prazerosa.

O casal pode começar a se olhar novamente, pois antes a atenção estava inteira focada nos filhos e muitas vezes cada um dos parceiros se torna um desconhecido para o outro.

Então, esse pode ser o momento ideal para o casal se redescobrir, voltar a viver sonhos antigos, romancear o relacionamento e substituir o papel de pais pelo de "namorados".

Continua após publicidade

Conversei em consultório com um casal que chegou em estado de depressão. Eles argumentaram que desde que a filha de 20 anos saiu de casa, os dois se tornaram desconhecidos.

Começamos a trabalhar então a redescoberta um do outro e o resultado resultou em uma nova paixão já então adormecida.

Começaram a sair para jantar em locais românticos e vivenciaram o início do namoro, a percepção do vazio se transformou numa possibilidade de novas surpresas e prazeres esquecidos, o sexo voltou a fluir, as conversas íntimas, os presentes surpresas.

Continua após publicidade

Creio que tudo na vida possa ter dois lados, é preciso conseguir enxergar as vantagens de uma situação que parece insuportável e transformá-la em prazerosa.

Espero que você consiga transformar o seu ninho vazio num recomeço e pense sobre o que foi perdido durante um longo tempo, aproveite para namorar e recomeçar.

Os filhos crescem… essa é a realidade da vida: deixá-los voar é importante e necessário.