Meu namorado não tem experiência em sexo. O que eu faço?

por Marcelo Toniette

"Meu namorado tem 21 anos e eu 24, nos damos muito bem, mas fora da cama. Ele é muito inexperiente em sexo. Não sou tão experiente assim, mas em vista a ele, tenho mais experiência. Sei que é um relacionamento que posso investir, pois ele é um cara pra casar."

Continua após publicidade

Resposta: Há muito sabemos que viver é um constante arriscar-se. Você está diante de uma situação que exige de você um posicionamento. Isto mesmo, repare que você está diante de uma tensão entre aquilo que é ideal – “é um cara pra casar” – e aquilo que é real – “a inexperiência dele”. Você está disposta a continuar na busca de um parceiro ideal, ou você está disposta a investir para tornar possível o relacionamento com um parceiro real?

Comparar a sua experiência com a de seu namorado somente será positiva para auxiliar você a perceber seus limites e encontrar alternativas favoráveis para a vivência afetiva e sexual entre você e seu namorado. Agora, comparar meramente para rebaixar seu namorado a um “inexperiente sexual”, já é outra história. O que você ganha com a sua experiência sexual?

Se o seu namorado é inexperiente e você mesma reconhece a sua própria inexperiência – talvez afetiva –, nada melhor de que juntos permitirem-se vivenciar novas experiências e ganhar mais maturidade em saber relacionar-se a dois. Veja se não está aí o encanto da vivência a dois.

Em uma relação a dois, o sexo é um elemento importante para a manutenção dessa relação, porém, por si só, não basta, pois torna-se necessário afeto, intimidade, criatividade, espontaneidade, respeito, consideração, cumplicidade, erotismo, envolvimento, entre outros, inclusive paciência em saber administrar as diferenças de cada um.

Continua após publicidade

Na sua pergunta você deixa explícito que é justamente nesta parte afetiva que existe a fragilidade. Sim, você precisa de mais paciência e respeito com seu namorado. Esforce-se para não assumir este lugar do “eu sei mais do que ele”. Pergunte-se o que você ganha com isso além da ilusão de ser superior a ele. Que tal vocês procurarem dialogar e exercitar mais o olho-no-olho, igual-para-igual, o tocar e ser tocado, além de vivenciar de forma mais intensa, na prática, o verbo compartilhar? Compartilhar com+partilhar – significa, em companhia, junto a outra pessoa, dividir, repartir, distribuir.

O sucesso da relação só se dará se ambos, ele e você, estiverem dispostos e disponíveis para isso. Para começar, que tal, trazer aos poucos para a vida sexual de vocês aquele sentimento bom e prazeroso que ambos experimentam quando não estão na cama? Vocês não estarão partindo do zero, pois referenciais existem. Aventurem-se nessa experiência. Boa sorte!

Saiba como lidar com barulhos estranhos na hora da transa – clique aqui

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento