O que é neoxamanismo

por Carminha Levy

Nos anos 60, o antropólogo Carlos Castaneda, narra seus experimentos com plantas sagradas, que transformaram sua consciência, no livro A Erva do Diabo. Outro antropólogo norte-americano, Michael Harner, teve iniciação com índios da Amazônia colombiana, que por um outro caminho, através do som do tambor, também abriu as portas da sua consciência. Dessa forma nasceu o neoxamanismo, o xamanismo de hoje do homem civilizado.

Continua após publicidade

Neoxamanismo é o xamanismo de hoje, do homem moderno. Trata-se de uma filosofia com conceitos éticos de conduta orientados pelas cinco leis do xamanismo e pelo uso do som do tambor para abrir as portas da consciência. Neoxamanismo não é religião e por isso não tem gurus.

Analisemos o que é realmente o neoxamanismo

O que define o neoxamanismo são suas raízes no xamanismo tradicional e os itens que se seguem:

1º) Neoxamanismo não é uma religião e sim uma filosofia com conceitos éticos de conduta – as cinco leis xamânicas clique aqui e leia

Continua após publicidade

2º) A mais decisiva diferença entre o neoxamanismo e outras práticas mencionadas é a não-aceitação de gurus – que precisam de seguidores para a perpetuação de suas crenças – e, como já visto, o uso sistemático do som do tambor. Os grupos xamânicos que usam as plantas sagradas pertencem a religiões e seguem seus mentores e líderes nas suas igrejas.

Há uma relação de fraternidade entre as demais correntes xamânicas e o neoxamanismo, que se  pauta pela seguinte objetividade: este pode ser ensinado, desenvolvendo-se o arquétipo do xamã através de cursos, workshops, imersão profunda na natureza, rituais, respeito ao universo xamânico, animais, espíritos da natureza (elementais), guias internos, e uma disciplina dirigida a uma formação que engloba as tradições xamânicas, antropologia e psicologia para melhor conhecimento do ego.

Este aprendizado pode ser propiciado por um programa desenvolvido na Paz Geia, primeira escola de neoxamanismo do Brasil. Há 26 anos isto vem sendo feito por xamãs, médicos, psicólogos e todos aqueles que querem se comprometer com a autocura e a obra da Mãe Natureza.

Continua após publicidade