Aprimore sua ecologia interna

por Carminha Levy

Agora que conhecemos o mecanismo de Ecologia Interna (clique aqui), vamos propor, de forma mais prática, alguns cuidados pessoais para cultivá-la.

Continua após publicidade

Sabemos que nosso ecossistema precisa de urgentes cuidados. São bem divulgadas as providências a serem tomadas para a Mãe Terra voltar a ter saúde, harmonia e equilíbrio sem os quais a humanidade estará fadada a perecer.

Quanto ao nosso papel nessa grande cura planetária, como já vimos, é termos cuidados internos idênticos aos externos de ação consciente.

Podemos eliminar o que abala nossa ecologia interna e também promover práticas saudáveis de fortalecimento da mesma.

Comecemos por “varrer” o nosso lixo – limpando o nosso interior.Vamos listar (caneta e papel) todos os resíduos de nossas emoções incontroláveis, impulsivas e odiosas.

Continua após publicidade

Com certeza essas contaminaram o seu entorno através de agressões verbais e atitudes destrutivas.

As emoções, principalmente as mágoas, podem mudar, evoluir ou mesmo desaparecer se você tiver uma abertura de consciência e estiver disposta (o) a praticar o desapego das decepções do passado. A melhor forma para que você angarie energia e força de vontade para isso, é canalizar sua agressão contida (pois mágoas são raivas camufladas) para uma energia de amor voltada a um bem comum.

Uma boa exemplificação é que podermos usar nossa ira colocando-a a serviço da reparação de uma injustiça. Isso vai além de uma superação pessoal e posso afirmar que a alegria de estar participando de uma ação coletiva cura e cicatriza qualquer ferida no nosso amor próprio.

Continua após publicidade

Você pode também cuidar do seu “buraco de ozônio” como uma prática saudável no seu mundo pessoal, você com você mesma, esposo (a), filhos, família de origem, amigos, etc.

Você necessitará apenas de filtro emocional. Ele irá atuar sobre sua sensibilidade e fragilidade em aceitar as críticas externas. Quanto mais vulnerável você for às vozes alheias mais sua auto-estima se equipara a zero. Para que isso não aconteça tão frequentemente, cuide de seu ego, ressalte para você mesmo tudo o que faz de bom criativo, a amiga (o) que é para todos, etc.

Todas as situações agradáveis que viveu e vive, seus projetos, seus sonhos… enfim todas as emoções positivas que como um belo filtro de amor lhe protege do buraco de ozônio, que é viver sem respeito pelo Outro e sem Gratidão.

Abençoe-se com um grande Aloha! – amar é ser feliz.