Situações novas te deixam nervoso? Saiba o que fazer

por Rosemeire Zago

"Fico nervoso em situações que fogem da minha rotina. Passo mal facilmente, chegando até a ter vômitos. Não consigo controlar isso. O que devo fazer?"

Continua após publicidade

Resposta: Uma pessoa nervosa em geral é aquela que deseja ter o controle de tudo, se irrita facilmente, porque em geral está insatisfeita com algo, com a vida.

O fato de você ficar nervoso faz pensar que não tem controle sob suas emoções. E quando diz ficar nervoso quando situações fogem de sua rotina, será que não quer dizer que fica nervoso diante de situações as quais você não tem controle? Ou seja, ambas situações demonstram sua necessidade em ter o controle, o que deve lhe trazer muito sofrimento.

Geralmente quando não se tem controle dos próprios sentimentos, por não conseguir identificar o que sente dentro, deseja controlar o que acontece fora.

Já pensou sobre o que tem causado insatisfação em sua vida? O que você tem feito e não gostaria de fazer? Quais sentimentos gostaria de controlar, mas nem os identifica por medo da dor que podem causar?

Continua após publicidade

Os vômitos podem ser reflexo de muitas coisas difíceis que engole e que de alguma forma não são “digeridas” emocionalmente.

O mais indicado é entrar em contato com seus verdadeiros sentimentos, tudo aquilo que está bem dentro de você. Quando não conseguimos ter o controle sob alguns comportamentos, isso sugere que conteúdos inconscientes estão atuando e para identificá-los é necessário uma psicoterapia. Já pensou nisso? Creio que irá te ajudar nesse processo.