Como fazer networking sendo uma pessoa introvertida?

por Roberto Santos

Resposta: Por meio de sua pergunta, já se depreende um aspecto muito positivo que é a consciência de que "networking" ou rede de relacionamentos é algo importante para seu desenvolvimento atual e sua carreira no futuro.

Continua após publicidade

Há vários anos, as empresas de recolocação ("outplacement") concluíram que a melhor forma para uma pessoa desempregada conseguir se (re)empregar é mediante sua apelação à rede de relacionamentos.

O que essas consultorias faziam há algumas décadas era a orientação aos clientes de como resgatar contatos pessoais, sociais, profissionais em todas as fases da vida do orientando para poder retomar os contatos e acessar sua rede.

Muitas pessoas até então pouco cuidavam de formar e menos ainda de nutrir essa rede. Dependendo do grau em que a rede era raquítica e subnutrida, se definia o tempo maior de recolocação.

Networking adquire nova magnitude com redes sociais

Continua após publicidade

Os tempos mudaram e as mídias sociais, como o Linked-in, se expandiram de forma impressionante, mudando o cenário tanto do recrutamento como da recolocação. Mediante essas tecnologias, a palavra "networking" adquiriu uma magnitude como nunca se havia visto anteriormente, indo muito além dos contatos que angariamos pelas relações pessoais que travamos ao longo da vida. A partir dessa "virtualidade" das redes de relacionamento, sua introversão não é mais um limitante crítico. A moeda de troca neste mundo é o que você sabe, o que sabe fazer, o que já fez, onde, com quem (em matéria de estudos e trabalho) e, claro, quem você conhece (mesmo que não pessoalmente), pois você pode ser uma ponte para outras pessoas que alguém de sua rede se interessa conhecer, e o mesmo pode passar com você.

Contudo, não quero desqualificar totalmente sua preocupação quanto à introversão, pois ela pode ter diferentes facetas. Você pode ser introvertido para iniciar uma conversa com um estranho em um coquetel ou expressar sua opinião face a face. Essa dificuldade não deverá ser uma restrição nesse mundo virtual. Por outro lado, sua introversão pode estar fundada em falta de autoconfiança para pedir para alguém fazer parte de sua rede, por achar que você não é "digno" ou preparado para tal — daí ficará mais difícil. Vencendo essa timidez social e aguçando sua autoconfiança, você perceberá que dezenas a milhares de pessoas nas redes sociais, podem ter as mesmas dúvidas e elas se encontram e se ajudam. Depois, quando um membro de sua rede virtual passar para sua rede "real" e marcar uma reunião ou entrevista, já estará mais fácil de superar a introversão, pois a pessoa já é familiar a você.

Boa sorte com sua rede!

Continua após publicidade