DESTAQUES

Seis fatores que melhoram o desempenho da memória

Marta Relvas 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Desidratação pode levar à confusão mental

por Marta Relvas

No texto anterior (veja aqui), expliquei por que nós somos a nossa memória.

Agora, listo abaixo, seis fatores que podem ajudar a melhorar o desempenho da memória.

1. Atenção, concentração e autoconsciência.

2. Relaxar através de exercícios de respiração e meditação.

3. Ter uma alimentação balanceada.

4. Beber bastante água, pois ela aumenta a limpeza do organismo, promovendo as trocas iônicas das células neurônios e as células sanguíneas. A desidratação pode levar à confusão mental.

5. Ter uma boa noite de sono, pois é o momento em que o cérebro se desconecta dos sentidos e passa a limpo as novas informações adquiridas ao longo do dia. Isso significa dizer que o aprendizado começa durante o dia, mas sua consolidação na memória depende da noite de sono. Porém, é importante lembrar que não é a quantidade de horas do sono que promove a restauração das tarefas cognitivas, mas a qualidade do sono que restabelecerá a aprendizagem, a memória e atenção.

6. Praticar exercícios físicos que aumentam a circulação, o sangue flui mais vezes por segundo no cérebro e há melhora na função cognitiva.




Marta Relvas

É Bióloga, Dra e Ms em Psicanálise, Neuroanatomista, Neurofisiologista, Psicopedagoga e Especialista em Bioética. Tem certificação internacional em Educação na Abordagem Reggio Emília na Itália e Title in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal. É Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, e da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Autora de livros e DVDs sobre Neurociência e Educação pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal. Professora Universitária da AVM Educacional / UCAM, UNESA - RJ e Professora Pesquisadora convidada no curso de Pós-graduação de Neurociência do IPUB/ UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós-graduação de Neurociência Pedagógica na UCAM / AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.