Aprendemos pela credibilidade que alguém nos merece

por Marta Relvas

O professor seja na sala de aula presencial ou no ambiente virtual de aprendizagem, deve incentivar a autonomia por parte dos alunos, pois o aprendente é o verdadeiro autor do seu processo de construção do conhecimento.

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Entretanto, o papel do professor como mediador de sua aprendizagem é fundamental. Viabilizar e promover a interatividade torna-se, portanto, vital para uma ação docente conectada às novas demandas atuais da educação.

Refletindo a partir da frase de *Piaget "O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram"

Aprendemos pela credibilidade que alguém nos merece. A mesma mensagem dita por uma pessoa ou por outra pode ter pesos bem diferentes, dependendo de quem fala e de como o faz. Aprendemos também pelo estímulo, motivação de alguém que nos mostra que vale a pena investir num determinado programa, curso. Um professor que transmite credibilidade facilita a comunicação com os alunos e a disposição para aprender. João Manuel Moran (professor USP/ECA)

…"a formação de professores é algo que se estabelece num continuum: que começa nas escolas de formação inicial, que continua nos primeiros anos de exercício profissional. Os primeiros anos do professor – que, a meu ver, são absolutamente decisivos para o futuro de cada um dos professores e para a sua integração harmoniosa na profissão – continuam ao longo de toda a vida profissional, através de práticas de formação continuada". Antonio Nóvoa (educador português)

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Dicas para dar uma aula impecável

Professor(a) algumas dicas, segundo **Masetto para melhorar a qualidade da mediação pedagógica na sala de aula:

– Dialogar permanentemente de acordo com o que acontece no momento.
– Trocar experiências.
– Debater dúvidas questões ou problemas.
– Apresentar perguntas orientadoras.
– Orientar nas carências e dificuldades técnicas ou de conhecimento quando o aprendiz não consegue encaminhá-la sozinho.
– Desencadear e incentivar reflexões.
– Garantir a dinâmica do processo de aprendizagem.
– Propor situações-problema e desafios.
– Criar intercâmbio entre a aprendizagem e a sociedade real onde nos encontramos, nos mais diferentes aspectos.
– Colaborar para estabelecer conexões entre o conhecimento adquirido e novos conceitos.
– Fazer a ponte com outras situações análogas.
– Colocar o aprendiz frente a frente com questões éticas, sociais, profissionais por vezes conflitivas.
– Colaborar para desenvolver crítica com relação a quantidade e a validade das informações obtidas.
– Cooperar para que o aprendiz use e comande as novas tecnologias para suas aprendizagens e não seja comandado por elas ou por quem as tenha programado
– Colaborar para que se aprenda a comunicar conhecimentos seja por meios convencionais, seja por meio de novas tecnologias.

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* Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 – Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço

** Marcos Tarciso Masetto possuí Graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Faculdade Anchieta de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Educação em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo