25C-NBOMe: o superalucinógeno

por Danilo Baltieri

Nos últimos anos, o uso recreativo de novas substâncias psicoativas tem rapidamente aumentado, bem como a sua disponibilidade no mercado de drogas. Esse fenômeno relativamente novo representa não apenas um desafio sem precedentes na área das dependências químicas, mas também um crescente problema social, médico, cultural, legal e político.

Continua após publicidade

Em 2013, um novo grupo de derivados tóxicos da substância conhecida como fenetilamina, o NBOMe, tem ganhado proeminência. Um dos derivados mais conhecidos deste grupo é o 25C-NBOMe. O seu uso tende a provocar várias complicações psiquiátricas e físicas, incluindo alguns resultados fatais. O seu uso pode ser intencional, quando o indivíduo quer realmente usar a substância com propostas recreativas, ou acidental, quando a pessoa quer ingerir uma outra substância, como o LSD, mas faz uso 'por engano' do 2C-NBOMe.

Vários outros nomes têm sido usados nas ruas (e na Internet) para identificar esta substância: Boom, C-Boom, Dime, N-Bomb, Pandora, Holland film, dentre outros. Essa droga foi primeiramente sintetizada em 2009 e seu primeiro registro na literatura foi em 2011.

25C-NBOMe é quimicamente conhecido como um derivado N-metoxibenzil 2C-C (4-chloro-2,5-dimethoxyphenethylamine). Essa substância atua no cérebro, mais especificamente em receptores de serotonina (5-HT2a), mas também em outros tipos de receptores como os adrenérgicos (alfa-1) e dopaminérgicos.

Embora sejam diferentes: o N-BOMe tem sido consumido como alternativa ao LSD

Continua após publicidade

Tem comumente sido comercializada como uma alternativa ao LSD, embora compartilhe pouca similaridade estrutural com esta droga. N-BOMe pode ser administrado através de diferentes vias de administração. A via mais comum (em cerca de mais de 80% dos usos) é a oral e sublingual, frequentemente em combinação com bebidas alcoólicas. "Selos" com a droga, similarmente ao que é feito com o LSD, são disponíveis. Menos comumente, esta droga pode ser inalada, fumada, introduzida no ânus e vagina, ou mesmo injetada. Doses entre 100 e 200 microgramas já podem produzir efeitos alucinógenos, quando a droga é usada por via sublingual. Um "selo" pode ter entre 100 e 300 microgramas.

Efeitos

Se tomada oralmente, o usuário sentirá um gosto metálico na boca e formigamento dos lábios e língua. Sensação de aumento de energia, maior sociabilidade, euforia tende ocorrer. Para alguns usuários a sensação de euforia é tão intensa que eles tendem a ficar agitados ou inquietos. Os efeitos ditos alucinógenos podem ocorrer, dependendo da dose utilizada. Fisicamente, a droga provoca hipertensão, taquicardia, pupilas dilatadas e confusão mental. Convulsões, falha cardíaca, falha renal têm também sido descritas.

Continua após publicidade

Trata-se, portanto, de droga potente que tem provocado fatalidades ao redor do mundo. O N-BOMe age não apenas em receptores de seretonina (5-HT2A), mas também de dopamina e noradrenalina. Nos receptores de seretonina, a sua ação é bastante intensa, sendo um superagonista destes receptores. Isso significa que o seu poder de ação é extremo, sendo portanto um superalucinógeno. Na verdade, trata-se de mais um nova substância psicoativa desenvolvida e seus efeitos são frequentemente compartilhados em blogs e outros meios virtuais.

Essa droga pode provocar fenômenos alucinatórios e alterações sensoperceptivas. Há relatos sobre pessoas que consumiram a droga e se atiraram de prédios e morreram por acreditarem, sob seu efeito, que poderiam voar. A literatura tem registrado como razões de morte induzida por essa droga: falha renal, perturbação do funcionamento cardíaco e rabdomiólise (degeneração das proteínas musculares).

Qual é a quantidade de consumo que pode levar à morte?

Não existe um nível seguro para o uso dessa substância. Sempre devemos levar em consideração a susceptibilidade individual. Essa droga é fortemente ativa em pequenas doses. Há carência de conhecimento atual sobre qual seria uma dose letal. Inclusive, há frequente associação com outras substâncias, como álcool e maconha que contribuem para um desenlace trágico.

A Internet tem sido um meio importante para facilitar o acesso a estas novas substâncias. Alguns autores têm defendido a ideia de que os meios de repressão ao uso de substâncias psicoativas lesivas como esta devem estar alerta aos blogs e sites que tratam sobre ela. De fato, estar alerta a isso pode ser a forma mais rápida para identificar um perigo iminente.

Para quem consumiu ou consome a droga, oriento que suspenda imediatamente o seu consumo.

Abaixo, recomendo a leitura de um importante manuscrito:

Bersani F.S. et al. (2014). 25C-NBOMe: Preliminary Data on Pharmacology, Psychoactive Effects, and Toxicity of a New Potent and Dangerous Hallucinogenic Drug. BioMed Research International.